TREs publicam listas de mesários convocados para as eleições

Convocados podem fazer consulta no ´Diário da Justiça´ dos estados. O prazo para a publicação das listas terminou nesta quarta-feira (4).

Os eleitores que querem saber se foram convocados para trabalhar como mesários nas eleições de 2010 podem consultar o ´Diário da Justiça´ nos estados. Nesta quinta-feira (5), vários tribunais regionais eleitorais (TREs) publicaram a lista dos convocados para trabalhar como mesários. O prazo para a publicação terminou nesta quarta-feira (4).

Alguns TREs, como os do Paraná, Pernambuco, Espírito Santo, Minas Gerais e Rondônia se anteciparam e publicaram as listas ainda na quarta-feira. O TRE de Mato Grosso do Sul publicou as listas na terça-feira (3).

A consulta para alguém saber se foi convocado ou para obter a lista dos convocados pode ser feita no ´Diário da Justiça´ dos estados. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) disponibiliza em sua página na internet um link para o “Diário da Justiça” eletrônico do TSE e dos TREs.

As listas de mesários a serem convocados para trabalhar nas eleições são de responsabilidade dos cartórios eleitorais. Além das listas publicadas no ´Diário da Justiça´ dos estados, é possível obter informações sobre uma eventual convocação para ser mesário no cartório eleitoral no qual o eleitor está registrado.

Em alguns estados, como o Pará, a convocação dos mesários já foi feita por carta e eles estão em processo de treinamento.

No Distrito Federal, os mesários foram convocados por correspondência e por telefone no início de julho, antes do prazo estipulado pela Justiça Eleitoral. Eles também já estão em treinamento.

O TRE da Paraíba antecipou a convocação dos mesários e deixou a cargo dos cartórios eleitorais a divulgação das listas. Os nomes não foram centralizados em uma lista única e publicados no “Diário da Justiça”.

No Ceará e em Pernambuco, os cartórios eleitorais já têm a relação dos mesários, mas a lista geral não foi publicada no “Diário da Justiça”.

Em Roraima, somente a lista de mesários para as zonas eleitorais de Boa Vista foram publicadas no “Diário da Justiça”.

Em São Paulo, os mesários já foram convocados por telegrama e não houve publicação de uma lista geral.

Do G1