Dilma abre 10 pontos sobre Serra, aponta pesquisa Sensus/CNT

No último levantamento, vantagem da petista era apenas de dois pontos. Dilma venceria no segundo turno por 48,3% contra 36,6% do tucano.

A vantagem da candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, sobre o adversário do PSDB, José Serra, passou de 2 para 10 pontos percentuais na pesquisa Sensus divulgada nesta quinta-feira (5) pela Confederação Nacional dos Transportes (CNT).

Dilma aparece, nesta pesquisa, com 41,6% das intenções de voto contra 31,6% do candidato tucano e 8,5% de Marina Silva, do PV.

A pesquisa foi feita entre os dias 31 de julho a 2 de agosto com 2 mil pessoas de todo o País, com margem de erro de 2% para mais ou para menos.

Zé Maria, do PSTU, tem 1,9% das intenções de voto e Plínio de Arruda Sampaio, do PSOL, 1,7%; os demais candidatos – Eymael (PSDC), Ivan Pinheiro (PCB), Levy Fidelix (PRTB) e Rui Costa Pimenta (PCO) aparecem com menos de 1% cada.

Na última pesquisa CNT/Sensus, divulgada há três meses, Dilma tinha 35,7%, José Serra 33,2%, e Marina Silva 7,3% e o resultado foi considerado empate técnico entre os candidatos do PT e do PSDB.

Segundo turno

A CNT também apurou um cenário em que Dilma e Serra disputariam o segundo turno.

Neste caso, a petista venceria com 48,3%, contra 36,6% do tucano. Na última pesquisa, em maio, Dilma tinha 41,8% e Serra 40,5%.

Em janeiro, o candidato do PSDB ainda aparecia como vencedor do segundo turno com 44% contra 37,1% de Dilma.

Caso Marina Silva disputasse o segundo tuno com Dilma a vitória da petista seria ainda maior: 55,7% contra 23,3%.
Em maio o placar tinha ficado em 51,7% contra 21,3%.

Se Marina Silva disputasse o segundo turno com José Serra, sairia eleito o candidato do PSDB com 50% contra 27,8% da candidata verde. Em maio este cenário era: 50,3% x 24,3%.

Espontânea

Na pesquisa espontânea – quando o entrevistado responde em quem pretende votar para presidente sem ter os nomes dos candidatos disponíveis – a maioria, 30,4%, respondeu que votará em Dilma Rousseff.

José Serra foi lembrado por 20,2% dos entrevistados e Marina Silva por 5%. O presidente Lula, que não pode disputar um terceiro mandato, também foi citado por 5%.

Da Agência Estado com Redação