PT anuncia três ações na Justiça por declarações de vice de Serra

Indio da Costa (DEM-RJ) fez ataques à Dilma Rousseff e ao PT

O presidente do PT, José Eduardo Dutra, anunciou nesta segunda-feira (19) que o PT vai entrar com três ações na Justiça devido a uma entrevista de Índio da Costa (DEM), vice na chapa de José Serra (PSDB). Segundo Dutra, o PT vai entrar com ações nas esferas criminal, civil e eleitoral.

Ministro afirma que vice de Serra teve ´comportamento de idiota´ No Twitter, vice de Serra diz que Dilma é ´ateia´ e ´esfinge do pau oco´ Procuradora diz que investiga se Lula cometeu abuso de poder político ‘Sucesso do trem-bala’ se deve a Dilma, diz Lula em cerimônia A reação do PT é relativa a uma entrevista dada por Índio da Costa a um portal vinculado ao PSDB. O vice de Serra afirma na entrevista que o PT é ligado às Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) e ao narcotráfico.

O G1 procurou Indio da Costa por meio da sua assessoria, que informou que o candidato a vice está em agenda particular nesta segunda-feira, e que não iria falar sobre o assunto. Em sua página no Twitter, o candidato a vice segue se manifestando, defendendo as relações entre as Farc e o PT.

A ação na esfera criminal, segundo Dutra, será por “crime contra a honra”, e deve ser protocolada no Supremo Tribunal Federal (STF). Na área eleitoral, o PT buscará junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) direito de resposta no site do PSDB que veiculou a entrevista de Indio da Costa (DEM). Estas duas ações devem ser impetradas ainda nesta segunda-feira. Dutra afirma que a intenção da busca pelo Judiciário é tentar fazer com que a campanha seja de “alto nível”. Ele avança dizendo que as declarações de Indio não são um fato isolado.

“As declarações do candidato a vice são gravíssimas, mas isso tem acontecido em função da estratégia da oposição na campanha. Pode ser com palavras menos injuriosas, mas nós temos visto diversas manifestações de membros da oposição, inclusive do candidato da oposição, que procuram desqualificar nossa candidata”, afirma o presidente do PT.

Em relação a área civil, o PT já decidiu que entrará com uma ação na Justiça comum por danos morais contra o vice do Serra. O presidente do PT afirmou que o partido dará um “prazo” até as 12 horas destas terça-feira (20) para que o PSDB se manifeste sobre as declarações de Indio. Dependendo do posicionamento do PSDB, o partido poderá entrar ou não na ação.

Procuradoria
Em relação à vice-procuradora-geral eleitoral, Sandra Cureau, ainda não há uma decisão sobre o acionamento do Judiciário. De acordo com Dutra, o partido ainda estuda se vai ou não entrar na Justiça contra Cureau. “Nós continuamos estudando. Quando o PT se sentir caluniado, perseguido ou ofendido, tomará as medidas cabíveis”.

Na última quinta-feira (15), a vice-procuradora-geral-eleitoral afirmou que abriu um processo de investigação para analisar as declarações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, dadas na última terça (13), durante lançamento do edital do projeto do trem-bala entre Rio e São Paulo. Na ocasião, durante discurso, Lula atribuiu à candidata do PT à Presidência, a ex-ministra Dilma Rousseff (PT), o “sucesso” do projeto.

“Em tese isso seria uso da administração pública em prol de uma campanha, mas eu preciso verificar as mídias para ter certeza”, disse Sandra Cureau. “Isso poderia gerar uma ação de investigação eleitoral que poderia até chegar à cassação do registro da candidata beneficiada”, declarou Sandra na última quinta-feira.

Do G1 (Eduardo Bresciani)

Matéria relacionada:
Vice que “caiu do céu” leva inferno astral para campanha de Serra