Dilma sai na frente de Serra no ABCD

Três prefeitos apóiam Dilma, dois estão com Serra, um com Marina e um está indeciso

Na disputa pelo apoio das prefeituras do ABCD, a candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, saiu na frente. Além de ter ao seu lado as administrações do PT na Região (Luiz Marinho em São Bernardo, Mário Reali em Diadema e Oswaldo Dias em Mauá), Dilma ainda aguarda a adesão do prefeito de Santo André, Aidan Ravin (PTB), ao leque de prefeitos apoiadores. Enquanto a petista amplia sua base, a candidatura tucana de José Serra (PSDB) mingua: apenas Adler Kiko Teixeira (PSDB), prefeito de Rio Grande da Serra, e José Auricchio Jr. (PTB), que administra São Caetano, garantem apoio ao tucano.

Já o que deveria ser óbvio, não é. Clóvis Volpi (PV) está dividido sobre seu apoio. Por obrigação da legenda, diz que fará campanha para a candidata Marina Silva (PV), mas, extra-oficialmente, também apoiará Serra. (Confira reportagem abaixo)

Dilma ainda tem outra vantagem: os prefeitos que a apoiam comandam os maiores colégios eleitorais do ABCD. Dos quase dois milhões de eleitores da Região (dados do TRE – SP), São Bernardo, Mauá e Diadema possuem mais da metade dos eleitores – exatamente 1,1 milhão. Se Aidan definir seu apoio a Dilma, a petista poderá ter ao seu lado as Administrações das cidades que comandam mais de 75% do eleitorado. Os prefeitos de Rio Grande da Serra e São Caetano, que apóiam Serra, administram os municípios que contam com apenas 143 mil eleitores.

Em visita ao ABCD na última segunda-feira (05/07), Dilma afirmou que os votos da Região são muito importantes. “Foi aqui no ABCD que tudo teve início. Graças à efervescência política e social da Região que surgiu o PT, o Lula e toda a transformação do Brasil”, afirmou Dilma.

Santo André — O grande trunfo da visita da petista foi a aproximação com o prefeito Aidan. Ambos tinham reunião agendada, mas devido à boataria de que o petebista apoiaria Serra, o encontro foi cancelado. No entanto, os boatos não mudaram a intenção de Dilma e Aidan: o prefeito realizará uma reunião, ainda sem data, com a executiva estadual e federal do PTB para apresentar sua decisão sobre as eleições presidenciais.

“A ex-ministra Dilma sempre deu atenção aos nossos pedidos em Brasília, demonstrando disposição e atenção na esfera federal. Queremos recebê-la assim que a agenda dela permitir nova data, reforçando a parceria com Santo André”, afirmou Aidan em nota oficial.

Em entrevista ao ABCD MAIOR, o homem forte de Aidan, Nilson Bonome, secretário de Gabinete e de Finanças, afirmou que apoia Dilma.

Agenda — Antes de Dilma, Aidan deverá se reunir com a candidata ao Senado pelo PT, Marta Suplicy, na quarta-feira (14/07). A agenda de Marta prevê uma palestra no Tênis Clube, denominada Chá com Marta Suplicy, às 17h, promovida pela Acisa (Associação Comercial e Industrial de Santo André).

Com ABCD Maior