Receita começará a pagar restituições do IR 2009 no dia 15 de junho

Segundo a Receita, quem entregou a declaração mais cedo receberá a restituição primeiro, desde que não haja nenhum erro ou omissão no documento. No entanto, os idosos terão prioridade no recebimento, conforme determinação do Estatuto do Idoso

A Receita Federal vai começar a pagar as restituições do IRPF (Imposto de Renda da Pessoa Física) 2009, ano-base 2008, no dia 15 de junho. As restituições serão pagas em sete lotes. Segundo o calendário publicado na edição desta quinta-feira do “Diário Oficial da União”, as datas serão as seguintes:

1º lote – 15 de junho
2º lote – 15 de julho
3º lote – 17 de agosto
4º lote – 15 de setembro
5º lote – 15 de outubro
6º lote – 16 de novembro
7º lote – 15 de dezembro

Segundo a Receita, quem entregou a declaração mais cedo receberá a restituição primeiro, desde que não haja nenhum erro ou omissão no documento. No entanto, os idosos terão prioridade no recebimento, conforme determinação do Estatuto do Idoso. Quem não receber a restituição nas datas acima está automaticamente retido na malha fina.

Neste ano, o órgão recebeu um número recorde de 25,565 milhões de declarações do IRPF 2009. Quem não entregou no prazo, que terminou dia 30 de abril, está sujeito a multa mínima de R$ 165,74.

Do Diário do Grande ABC