Lula: Tenho certeza que vou fazer minha sucessão

Presidente fez a afirmação durante inauguração de trecho da Ferroria Norte-Sul, onde também reiterou que o Brasil está muito bem preparado para enfrentar a crise: "nós temos reservas, temos mercado, e temos uma economia crescente"

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, nesta terça-feira (9),  ter “certeza” de que fará a sua “sucessão”. Lula dirigiu-se ao ex-presidente e senador José Sarney, que pouco antes havia dito que desejava que Lula elegesse o próximo presidente da República.

As declarações foram dadas durante a inauguração do trecho Araguaína da Ferrovia Norte-Sul, na cidade de Colinas, Tocantins. Estava presente na cerimônia, além de Sarney,  a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff.

“Ano que vem, teremos mais trechos [a serem inaugurados da ferrovia]. E aí tenho certeza de que vou fazer a minha sucessão”, disse Lula. “E pode ficar certo, Sarney, nós vamos continuar visitando o estado. O ano que vem tem mais trecho para inaugurar, depois tem mais trecho. Aí eu também tenho certeza de que eu vou fazer a minha sucessão. Tenho certeza. Agora eu só espero que quem for eleito me convide para vir aqui inaugurar os outros trechos da nossa querida Ferrovia Norte-Sul, porque nós vamos integrá-la, sabe, a este país inteiro. E se Deus quiser um dia eu serei convidado para dar uma volta nela de onde ela começa até onde ela termina, para a gente poder ver o prazer de a gente governar este país e fazer as coisas acontecerem”, disse Lula

“Queremos a continuidade da sua obra e que o senhor faça o seu sucessor. Que ele pense como Vossa Excelência, que trabalhe como Vossa Excelência e que ande como Vossa Excelência”, disse Sarney em discurso antes de Lula.

O ex-presidente fez diversos elogios à ministra-chefe da Casa Civil, tida nos bastidores como a favorita de Lula para sucedê-lo. “Ela é uma sacerdotisa do serviço público”, afirmou Sarney. “Estive em praticamente todos os cargos da República e poucas vezes vi alguém tão dedicado à causa pública, tão estudioso dos problemas do Brasil quanto Dilma. Ela tem prestado bons serviços e vai prestar muitos mais”, disse.

Também no discurso de inauguração do trecho da Norte-Sul, Lula disse que o Brasil é o país mais preparado do mundo para enfrentar a crise financeira internacional.

PAÍS ESTÁ PREPARADO – “Eu posso dizer como presidente da República, não tem nenhum país do mundo mais preparado para enfrentar essa crise. Não tem nenhum país do mundo mais preparado que o Brasil, com mais estabilidade. Nós temos reservas, temos mercado, e temos uma economia crescente”, disse Lula. 

Lula disse que há quem torça para que a crise atinja o país e que há muita “propaganda sistematizada a favor da crise”.

 O presidente deu a declaração durante a inauguração do trecho Araguaína da Ferrovia Norte-Sul, na cidade de Colinas, Tocantins. Estavam presentes na cerimônia o ex-presidente e atual senador José Sarney (PMDB-AP), o presidente da Companhia Vale do Rio Doce, Roger Agnelli, e a ministra da Casa Civil, Dilma Roussef, além do governador de Tocantins, Marcelo Miranda.

“Tem gente torcendo pra gente quebrar. (…) Leiam e vejam televisão. Escutem rádio. É quase uma propaganda sistematizada em favor da crise. É quase uma propaganda. Eu acho que a gente tem que falar da crise porque ela é séria, é profunda, mas não foi causada por nós”, disse.

O presidente comparou a crise norte-americana como um “uma bolha, um ovo sem gema”, que quando se quebra, não há nada dentro. Disse que foi causada pela especulação do mercado e que não há motivo para pânico.

O presidente também falou sobre o seu recorrente incentivo ao consumo. Lula disse que é errado desistir de consumir pelo medo do desemprego, porque o consumo estimula o comércio que estimula a indústria. “Essa é a contradição. Imagina a economia sendo a roda gigante.”

“Qual é o conselho que eu dou para o povo? Se você está com dívida, não faça mais dívida. Mas, se você tem um dinheirinho, quer dar um microondas de presente, em suaves prestações, se puder, compre”, afirmou.

Das Agências