Osvaldo e Reali destacam desenvolvimento econômico
Oswaldo afirma que a população da cidade apostou na "retomada do desenvolvimento" ao votar no PT. Mário Reali promete dar continuidade às políticas públicas existentes
Os novos gestores municipais eleitos no pleito deste ano, os petistas Oswaldo Dias (Mauá) e Mário Reali (Diadema) prometem presentear as respectivas cidades pelo aniversário. No entanto, a iniciativa será vista a partir da próxima comemoração, pois o mandato dos eleitos inicia-se apenas no dia 1º de janeiro de 2009.
Na segunda-feira (8) Mauá completa 54 anos de existência. O novo chefe do Executivo ressalta que mesmo não podendo interferir diretamente na comemoração neste ano, os moradores já podem “sentir” a “surpresa” para a data. “A população fez uma escolha nas eleições desse ano. Foi uma escolha pela mudança, pela retomada do desenvolvimento econômico e social da cidade. Nesse aniversário, Mauá comemora seu reencontro com o crescimento”, aponta Oswaldo Dias que venceu a disputa sucessória no segundo turno com mais de 55% dos votos, e retornou ao comando do Paço pela terceira vez. As outras duas gestões foram realizadas entre 1997/2004.
Segundo ele, os munícipes podem aguardar um “presente” mais robusto no próximo ano (o 1º do seu novo mandato). “Essa será a tônica da nossa gestão a partir de janeiro de 2009. Colocaremos em prática os projetos do nosso programa de governo que farão Mauá ocupar o papel de destaque que lhe é de direito dentro do ABC e da região metropolitana”, promete.
Oswaldo Dias garante que os dois setores que mais poderão comemorar a partir de 2009 serão a saúde e o transporte. “Na saúde, vamos construir um novo e moderno pronto-socorro e lutar para trazer um hospital regional, semelhante ao Mário Covas, em Santo André, e ao Serraria, em Diadema. Vamos ainda garantir o funcionamento 24 horas de cinco UBSs e melhorar o serviço prestado hoje pelo programa Saúde da Família, no qual os médicos visitam os pacientes em casa. Com isso, vamos diminuir as filas de espera e garantir o rápido diagnóstico de doenças e início imediato de tratamento”, diz. “Para resgatar o sistema de transporte público, um dos nossos principais projetos é o bilhete único, que irá baratear o custo da passagem para quem precisa usar mais de um ônibus para chegar ao seu destino. Também vamos fazer com que os fiscais voltem a trabalhar nas ruas, para evitar os atrasos, e reorganizaremos os itinerários das linhas, para que mais bairros sejam atendidos pelo transporte público. Algumas dessas propostas podem ser implantadas já em 2009, outras serão entregues à população ao longo do nosso governo”, completa.
De uma forma geral, o petista quer presentear Mauá, a partir do primeiro ano de sua administração com a “retomada de um governo transparente, democrático, participativo e comprometido com toda a cidade”.
Diadema – Outro município do ABC que fez aniversário na segunda-feira é Diadema. Na ocasião, a cidade completou 49 anos de história. Para o prefeito eleito Mário Reali (PT), que venceu o pleito ainda no primeiro turno com o apoio do atual chefe do Executivo José de Filippi Júnior (PT), os moradores têm muito a comemorar. “Nos últimos governos do prefeito Filippi, não é exagero afirmar, que a cidade se consolidou como um importante pólo econômico do Estado de São Paulo e também virou referência internacional e nacional em políticas públicas, nas áreas de habitação, segurança e saúde”, vibra.
O petista faz questão de frisar que as conquistas tiveram início já na década de 80, com a administração de Gilson Menezes – primeiro petista eleito prefeito no Brasil – hoje vice de Reali. “Com a primeira eleição de uma administração petista no início da década de 80, com o companheiro Gilson Menezes, nosso atual vice-prefeito eleito, a cidade começa uma transformação sem precedentes”, comenta.
Segundo ele, tais fatos surtiram reflexo direto na população. “Isso tudo fez com que a auto-estima da população se elevasse e também trouxesse novos investimentos que nos levam a um outro patamar econômico com o estabelecimento em definitivo do comércio em Diadema”, ressalta. “Portanto, a história de Diadema é uma história de superação e conquistas. Isso tudo tem muito a ver com a participação intensa da população e de administrações populares sintonizadas com estas expectativas”, completa.
Mesmo destacando e discorrendo sobre as atuais conquistas, Mário Reali promete que a cidade ganhará mais “presentes” nos próximos aniversários. “O que nós devemos aprofundar como defendemos na campanha eleitoral, é a continuidade desta trajetória e o aperfeiçoamento e inovação das políticas públicas para melhorar a qualidade de vida da população. Este seria um grande presente”, cita.
O petista já prevê as próximas comemorações. Segundo ele, a partir de 2009 os presentes serão as execuções de iniciativas previstas no orçamento deste ano. E, nos últimos três anos de mandato, já serão presentes com a marca de sua administração, pois serão frutos do seu próprio plano de governo. “Em 2009 vamos nos empenhar para entregar algumas obras que já estão em andamento nas áreas de saúde, esporte e segurança alimentar. E utilizar o período para realizar um bom planejamento para que em 2010, já com o nosso orçamento aprovado, colocarmos em prática os principais compromissos que balizaram nosso programa de governo”, finaliza.
Do Jornal Repórter Diário