Confira seus direitos – Os bancos devem liberar o crédito

Conforme já escrevemos nesta coluna, as instituições financeiras só poderão cobrar as tarifas permitidas pelo Banco Central. Também já listamos os serviços que os bancos devem oferecer aos clientes de forma gratuita. Agora, a luta é contra a posição tomada pelos bancos em dificultar o crédito, aumentar a taxa de juros aos empréstimos consignados e retomar a cobrança de tarifas, como ameaçam o Unibanco e o Itaú.
Os bancos mantêm lucros e rentabilidade crescentes. Não podem, de forma alguma, promover retenção dos créditos. As instituições bancárias  devem liberar recursos para facilitar o crédito e contribuir para o crescimento econômico do País. Afinal, surgiram no mundo para isso.
Vejam que com a regulamentação dos depósitos compulsórios, o Banco Central liberou aproximadamente R$ 46,2 bilhões para os bancos. Eles deveriam colocar esse dinheiro na economia, financiar a produção, as vendas e garantir a continuidade do ritmo de crescimento
no Brasil. Entretanto, além de disponibilizar empréstimos em doses homeopáticas, isso quando colocam o dinheiro em circulação, os bancos retêm parte dos recursos e vão atrás do lucro fácil no cassino financeiro. Chegou a hora de inverter essa lógica. A economia real, aquela que gera e distribuiu a riqueza a todos, não pode mais continuar subordinada à especulação do lucro fácil e imediato.