“A cidade precisa recuperar o tempo perdido”, afirma o prefeito eleito Luiz Marinho

Em sua primeira coletiva de imprensa após vencer o 2° turno com ampla maioria dos votos, o ex-presidente dos Sindicato dos Metalúrgicos garante que a saída para o ABC é o trabalho integrado dos prefeitos para buscar soluções regionais. Ao lado do seu vice, Frank Aguiar, o petista disse também que, em sua gestão, vai inverter as prioridades e governar para a periferia e que o Bilhete Único é para já.

O prefeito eleito de São Bernardo, Luiz Marinho, disse ontem, em sua primeira entrevista coletiva à imprensa após o segundo turnok, que a regionalidade (ações conjuntas entre os municípios) é importantíssima e decisiva para o futuro do ABC. Segundo ele, as cidades não têm capacidade de investimentos para resolver sozinhas os principais problemas.

 

Para o petista, cada vez mais, as cidades terão de desenvolver políticas regionais, independentemente dos partidos aos quais seus prefeitos pertençam.

 

Marinho propõe um debate regional sobre o assunto, e já antecipa projetos possíveis.

“Devemos ter um plano ousado no setor de transporte, com metrô e trem, pois até hoje só tivemos soluções paliativas que não resolveram o problema”, disse. Ele afirmou que vai batalhar recursos do e da União.

 

O prefeito eleito acredita na sensibilidade dos outros eleitos no ABC para o encaminhamento de projetos regionais.

 

Bilhete Único – Marinho

reafirmou que vai implementar o bilhete único em São Bernardo. “Vamos conversar com os outros prefeitos, pois esta pode ser uma proposta regional. Mas, se eles não toparem, nós faremos aqui”, avisou.

 

O prefeito eleito também quer outros projetos para o desenvolvimento da cidade, com prioridade para os bairros periféricos. “A situação da periferia é dramática. Precisamos de investimentos em saúde, urbanização, infra-estrutura e educação”, disse.

 

“A cidade precisa recuperar o tempo perdido´, afirma Marinho, que fez uma avaliação positiva do desempenho eleitoral do PT, que cresceu no ABC, no Estado e no Brasil. Ele lembrou que foram vários os fatores que construíram a sua vitória, entre eles a formação da frente partidária; a participação no governo federal como ministro e a qualidade do governo Lula, que é eleitor em São Bernardo.

 

“Tudo isso aliado ao sentimento de mudança da população. Defendemos uma mensagem simples, que é a da mudança. Ela é simples no entendimento, mas de difícil execução”, considerou.

 

Marinho disse que não vai decepcionar a população. “Minha disposição será trabalhar quatro anos com muita determinação para que São Bernardo fique diferente. Vamos governar para todos os segmentos da sociedade, com inversão das prioridades”.

 

Ele disse que ainda não foi feito o debate sobre a composição do seu governo, adiantando que quem fez parte da vitória fará parte da administração. Marinho acredita em um bom relacionamento com a bancada de vereadores. “Diferentemente do atual prefeito, nós vamos recepcionar todas emendas dos parlamentares. Perdemos seis anos de desenvolvimento econômico, que poderiam ser melhores, e agora a cidade precisa recuperar o tempo perdido”, concluiu.

 

Da Redação e da Tribuna Metalúrgica