Oswaldo Dias vence em Mauá, de acordo com pesquisas

O petista sai na frente com 61,1% das intenções dos votos válidos, ou seja, retirando do cálculo os nulos, brancos e indecisos, enquanto o seu adversário, Chiquinho do Zaíra (PSB), atinge 38,9%

O candidato pelo PT à Prefeitura de Mauá, Oswaldo Dias, deve ser o próximo prefeito da cidade. É o que aponta a pesquisa estimulada do Instituto Scenso, realizada entre os dias 21 e 22 de outubro. O petista sai na frente com 61,1% das intenções dos votos válidos, ou seja, retirando do cálculo os nulos, brancos e indecisos, enquanto o seu adversário, Chiquinho do Zaíra (PSB) atinge 38,9%.

Foram registrados 5,8% de votos brancos e nulos e 12,7% disseram que não sabem em quem votar ou não opinaram. A pesquisa foi realizada com 504 pessoas e a margem de erro é de 4,4 pontos percentuais para mais ou para menos.

Se for computada somente a intenção de votos, Oswaldo continua na frente com 49,8% das intenções de voto. Chiquinho do Zaíra cai para 31,7%. Comparando com o levantamento publicado no site do ABCD MAIOR, no dia 17 de outubro, Oswaldo cresceu em todas amostragem – votos válidos e total de votos, enquanto Chiquinho caiu.

O petista subiu três pontos percentuais entre os votos válidos, e no total de votos obteve o aumento de quatro pontos percentuais. Já Chiquinho teve queda de três pontos percentuais e dois pontos percentuais, respectivamente.

Oswaldo também leva vantagem no eleitorado feminino com 46,5%, enquanto Chiquinho 31,7%. Entre os homens, o petista tem 51,2% da preferência contra 31,8% do socialista.

Na tabulação dos níveis de escolaridade, o candidato pelo PT tem os melhores índices entre os eleitores de ensino fundamental, com 53,4%, e com nível superior, onde atinge 52,4%.
O candidato Chiquinho consegue 30,1% na faixa dos que estudaram até o ensino médio e atinge 23,8% dos que têm escolaridade superior.

Entre os eleitores que têm renda de até dois salários mínimos, Oswaldo leva a melhor, com 45,9% das intenções de voto, enquanto Chiquinho chega a 33,3%. Na faixa entre dois a cinco salários mínimos, o petista tem seu melhor desempenho, com 55,1% das intenções. Chiquinho consegue nesta faixa 26%. 
Os que ganham acima de cinco salários mínimos, Oswaldo continua na frente, com 52,4% e o seu adversário político com 35,7%.

A pesquisa mostra que o grau de decisão dos eleitores de Mauá, dificilmente muda até o próximo domingo (26/10), dia em que será realizado o segundo turno. Os eleitores foram questionados se a intenção de voto poderia mudar até o dia da votação; 86,5% dos eleitores de Oswaldo afirmam que não vão mudar a escolha. Para Chiquinho, esse número é um pouco maior, com 88,1%. A pesquisa foi registrada com número 026/2008 na 217ª Zona Eleitoral de Mauá.

Alianças – A vantagem de Oswaldo Dias (PT), de acordo com o levantamento feito nos dias 21 e 22 de outubro, realizado pelo Instituto Scenso, é resultado da ampliação do arco de aliança que o candidato petista fez para disputar o segundo turno.

Nas últimas semanas, Oswaldo conquistou o apoio dos dois candidatos derrotados: Diniz Lopes (então no PSDB/ 47.694 votos) e Mateus Prado (PT/ 5.538), que concorreu o executivo pelo Psol, mas voltou a se filar novamente ao PT. Diniz se desfiliou após a eleição.

Outros apoios importantes foram concretizados, como do terceiro vereador mais votado, Ivan Gomes, o Batoré (PP- 4.778 votos), juntamente com seu partido. Já o PSDC de Mauá deixou a coligação de Chiquinho e há duas semanas, representantes do partido anunciaram que o melhor prefeito para o município é o petista.

Do ABCD Maior