Justiça multa Kassab por ´checão´ de Serra

Candidato do DEM exibiu "cheque" simbólico repassado pelo governo do Estado para obras do metrô; promotor chegou a dar parecer favorável à impugnação da candidatura de Kassab

O juiz Marco Antonio Martins Vargas decidiu nesta quinta-feira (23) aplicar multa de R$ 5.320,50 contra o candidato à reeleição em São Paulo, Gilberto Kassab (DEM), por evento de repasse de investimentos ao metrô paulistano. Ele julgou parcialmente procedente ação em que Marta Suplicy (PT) pede a impugnação da candidatura de Kassab. A coligação da petista deve recorrer. 

A decisão ocorre após parecer favorável à impugnação pelo promotor eleitoral Eduardo Rheingantz, que é levado em conta pelo juiz eleitoral no momento de proferir a decisão final no processo.

A representação foi protocolada no último dia 17 pela petista, que acusa o prefeito de utilizar a máquina na campanha à reeleição. A candidata contesta evento do dia 15, quando Kassab posou ao lado do governador José Serra (PSDB) com um “checão” simbólico com o valor de investimento da atual gestão de R$ 198 milhões nas obras do metrôs. A foto foi veiculada no site do candidato.

“Com efeito, os representados – especialmente o presidente do Metrô e o candidato Kassab, que são agentes públicos- usaram bens públicos móveis e imóveis para fins eleitorais. Montaram um espetáculo no canteiro de obra pública, transformando-a em palanque da campanha eleitoral prefeito-candidato”, diz o procurador no parecer. “De fato, fosse uma mera cerimônia administrativa de repasse de recursos, -como sustentam os representados -não precisava ser um espetáculo, que contou inclusive com artifícios visuais”, completou o procurador, que defende que a representação deve ser julgada procedente.

 
Das Agências