´Eu daria um cheque em branco ao Marinho´, diz Lula em São Bernardo
Durante comício, presidente criticou ´baixo nível´ da campanha do adversário do petista e convocou a militância para colorir as ruas da cidade com a camisa e as bandeiras do PT nesses dias que antecedem a votação do segundo turno; candidato do PT idera todas as pesquisas de intenção de voto
Wilson Magão
Essa foi a terceira vez que o presidente sobe no palanque de Marinho
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou na manhã do domingo (19) do comício do candidato do PT à Prefeitura de São Bernardo Luiz Marinho. Foi a terceira vez, desde o início da campanha eleitoral, que o presidente sobiu no palanque do petista.
Durante o comício na Área Verde, Lula pediu para a militância vestir a camisa e sair com as bandeiras nesta última semana de campanha. O presidente criticou ainda o “baixo nível” da campanha adotada pelo adversário de Marinho.
“Cheguei na minha casa e escutei um barulho no carro de som e me perguntei: Como um cara que quer ser prefeito de uma das principais cidades do País fala tanta bobagem (referindo-se ao adversário de Marinho, Orlando Morando, do PSDB)? Não se ganha uma eleição com ataques”, disse Lula.
O presidente ainda lembrou que os adversários têm distribuído panfletos com ataques ao candidato a vice na chapa petista, Frank Aguiar (PTB). “Eles acham que o povo é babaca e esqueceram que somos inteligentes. O Frank não tem que se preocupar com o preconceito. As pessoas têm inveja. Você (dirigindo-se a Frank) veio para morar numa pensão em São Bernardo e hoje tem sucesso na vida artística e política.”
Frank destacou que tornou-se “filho” de São Bernardo e que não liga para as baixarias. “Já que discriminam nordestinos e forró, que não peçam votos para eles. Nós estamos do lado do povo que tem esperança de uma São Bernardo melhor.”
Lula disse ainda que a vinda dele na cidade não é apenas para cumprir compromisso com Marinho, mas com São Bernardo. “É mais do que um compromisso para eleger um companheiro do PT, é compromisso com a minha cidade.”
O presidente voltou a destacar que voltará a morar em São Bernardo em 2011, depois de dar posse ao seu sucessor. Lula ainda destacou que “nestes dois últimos anos de mandato, Marinho, se eleito, vai ter que escrever e encaminhar os projetos do PAC e Saúde.”
Lula reclamou, novamente, da falta de interesse da atual administração de São Bernardo pelos programas federais e destacou a importância de eleger Marinho em São Bernardo. “Primeiro porque eu conheço esse companheiro. Eu daria um cheque em branco, e, se voltasse a vê-lo depois de 10 anos, estaria tomando conta do cheque. E outra: sei da sua competência. Foi ministro do Trabalho e da Previdência e agora está mais do que preparado para administrar São Bernardo”, concluiu.
Marinho disse que os adversários ficam incomodados com a presença de Lula em seu palanque. “Eles reclamam que você (Lula) vem me apoiar, mas além de você ser o presidente, é um amigo e meu eleitor”, falou Marinho.
A assessoria de imprensa do candidato informou que cerca de 10 mil pessoas participaram do comício na Área Verde.
Wilson Magão
Os aliados de Marinho também subiram ao palanque
Alianças – Dois candidatos que disputaram o primeiro turno das eleições municipais e fecharam aliança com Luiz Marinho no segundo turno, Alex Manente (PPS) e Evandro de Lima (PTdoB), também participaram do comício deste domingo.
Manente, que foi bastante aplaudido por sua militância e por petistas, ressaltou que Marinho é o melhor candidato para administrar São Bernardo. “Quase deu para Marinho vencer no primeiro turno, mas foi bom não acontecer, porque me aproximei do petista. A cidade agora sabe que Marinho representa mudança.”
Convite – Marinho e Frank Aguiar convidaram a população para a festa da vitória que será realizada após apuração. “Temos que batalhar essa última semana, mas temos a certeza que vamos vencer. Só assim vou liberar o Frank para cantar forró lá no comitê central, no Centro da cidade”, comentou.
Do ABCD Maior