Luiz Marinho abre 32 pontos sobre adversário tucano, diz pesquisa
Candidato do PT à Prefeitura de São Bernardo conquistou aliados de outros partidos e seria eleito prefeito se as eleições fossem hoje, segundo levantamento da Scenso
Assim como aconteceu no primeiro turno, o candidato petista à Prefeitura de São Bernardo, Luiz Marinho, também sairia vitorioso do segundo turno se a eleição fosse hoje. A informação refere-se à pesquisa Scenso realizada entre os dias 13 e 15 de outubro e que traz o petista com 58,2% das intenções de voto na pesquisa estimulada (quando os nomes dos candidatos são citados pelo pesquisador no momento da entrevista).
Exatos 32 pontos atrás de Marinho aparece o candidato tucano, Orlando Morando, com 26,2%. Entre os que optaram pelo item brancos e nulos, estão 4,9% dos entrevistados e 10,7% não souberam responder ou não opinaram sobre o assunto.
Transformados em votos válidos, os índices tornam-se 68,9% para Marinho e 31,1% para Morando, o que significa uma queda de 6,45 pontos percentuais para o tucano em relação ao resultado primeiro turno, em 5 de outubro, quando o candidato atingiu índice de 37,55%. Em contrapartida, o petista apresenta um crescimento de 20,63 pontos, já que obteve 48,27% no primeiro turno.
Os apoios dos ex-adversários Alex Manente (PPS) e Evandro de Lima (PT do B) a Marinho no segundo turno contribuíram para o ganho de votos. Os dois têm participado da campanha desta segunda fase da campanha e pedem que seus eleitores transfiram os votos ao petista.
Quando os eleitores entrevistados foram submetidos à seguinte pergunta: ´No próximo dia 26 de outubro haverá o segundo turno da eleição para prefeito. Em quem o (a) sr. (a) votaria para prefeito de São Bernardo do Campo se a eleição fosse hoje?´, sem a indicação de nomes, 55,2% responderam Luiz Marinho; 22,9%, Orlando Morando; 6,1% afirmaram que votarão em branco ou anularão seus votos e 15,8% não opinaram.
Outro dado interessante da pesquisa está relacionado à opinião dos entrevistados sobre o provável vencedor. Os eleitores foram questionados a respeito de qual candidato acreditam que irá vencer o pleito, independentemente do nome de quem escolheram para votar. Marinho foi citado por 71,2% dos entrevistados; Morando por 15,4% e 13,4% não souberam responder ou decidiram não opinar.
Gestão de Dib – O governo do prefeito William Dib (PSB), padrinho político do candidato tucano Orlando Morando, é avaliado como péssimo pela maioria dos entrevistados na pesquisa Scenso: 31% dos eleitores optaram pela pior avaliação quando questionados se o prefeito da cidade está fazendo um governo ótimo, bom, regular, ruim ou péssimo. Na pesquisa, 29,6% consideram a gestão regular e apenas 2,8% utilizaram a palavra ´ótimo´ para definir a atuação de Dib frente à administração da cidade.
Na opinião do sócio diretor do Instituto Scenso, Marcos Soares, a avaliação ruim do governo explica boa parte das intenções de voto de Morando. “Quando comparamos historicamente as pesquisas dias antes das eleições com os resultados, o que vemos em 90% dos casos é que aquele candidato do governo à reeleição ou apoiado pelo prefeito que tem uma avaliação de governo majoritariamente negativa, dificilmente consegue fazer o sucessor”, disse.
Para Soares, os votos efetivos de Morando não devem ultrapassar os índices relacionados às avaliações do governo Dib como ótimo e bom (25,7% somadas), já que o nome do candidato é diretamente ligado à administração.
Decisão – Com relação ao grau de decisão da intenção de voto, os eleitores de Marinho demonstram estarem mais decididos que os de Morando. Enquanto apenas 6,4% dos que votarão no petista disseram que a intenção pode mudar durante a campanha, 14,3% dos morandistas admitem a possibilidade de tomar outra decisão de voto. “Os eleitores do Marinho estão mais decididos”, disse Soares.
Por outro lado, 93,2% dos que votarão no petista afirmam não existir a possibilidade de mudança até a eleição e 85,7% dos que preferem o tucano dizem o mesmo.
Votos do rival – A pesquisa Scenso também avaliou a transferência de votos dos candidatos derrotados no primeiro turno para os finalistas das eleições em São Bernardo. Enquanto 100% dos eleitores de Aldo Santos (Psol) no primeiro turno afirmam que votarão em Luiz Marinho no segundo turno, 80% do eleitorado de Evandro de Lima (PT do B) disseram o mesmo. Já os eleitores de Alex Manente (PPS) estão mais divididos: 32,6% afirmam que votarão em Marinho e 34,8% em Morando. “O que me parece é que o Marinho tirou mais votos do Morando do que obteve de transferência de Alex Manente”, avaliou o sócio-diretor do Instituto Scenso, Marcos Soares, revelando um aspecto surpreendente na pesquisa.
Manente é um dos maiores apoiadores de Marinho no segundo turno e tem feito campanha junto com o petista desde que anunciou a união, na semana passada. (JF)
Metodologia – Ao todo, foram entrevistados 504 eleitores da cidade. A margem de erro dos dados é de 4,4% e a pesquisa está registrada sob o número 022/2008 na 174ª Zona Eleitoral de São Bernardo.
Do ABCD Maior