Renovação dos vereadores é de 46%
Os resultados das eleições do último domingo vão provocar uma grande mudança nas sete Câmaras do ABC, já que das 108 vagas em disputa 49 serão preenchidas por novos parlamentares, enquanto 59 são de vereadores reeleitos.
O maior índice de renovação aconteceu em Rio Grande da Serra, onde foram reeleitos somente três dos nove vereadores. O PSDB perdeu duas vagas e passou de seis para quatro vereadores, enquanto o PT perdeu uma e ficou com dois parlamentares.
Em Santo André são 11 novos eleitos para um total de 21 vereadores. A maior bancada é a do PT, com seis vagas. O DEM, que não tinha vereadores, elegeu três. Os partidos que apóiam o candidato Vanderlei Siraque elegeram 13 vereadores. Ribeirão Pires ocupa a terceira colocação em renovação com cinco novos parlamentares e seis reeleitos.
Em Mauá, sete dos 17 vereadores vão estrear em janeiro. O PT ganhou uma vaga e agora tem a maior bancada com quatro verea-dores, ao lado do PSB. Já o PSDBtinha duas vagas e perdeu uma.
A Câmara de São Caetano, que passou de 11 a 12 vagas, vai ter quatro novos vereadores. O PTB, com cinco vereadores, é a maior bancada. Em Diadema, as vagas aumentaram de 17 para 18 e houve cinco renovações. A bancada do PT, com cinco vereadores, continua a maior.