MP dos Portos vai beneficiar o desenvolvimento do ABC

A medida provisória (MP) 595 aprovada na Câmara Federal e no Senado depois de mais de 40 horas de debates, a chamada MP dos Portos, dará ao ABC condições de se consolidar como o polo automotivo de referência para o Brasil e América Latina.

 Isso pode acontecer mesmo com as modificações feitas por deputados e senadores ao projeto do governo federal, pois a MP mantém seu objetivo inicial de modernizar os portos brasileiros e facilitar as exportações do País.

“Com a medida provisória as empresas poderão diminuir seus custos com logística e aumentar os investimentos em produção, gerando empregos”, comentou Teonílio Monteiro da Costa, o Barba, diretor Administrativo do Sindicato. “Acabará também o triste espetáculo das intermináveis filas de caminhões à espera do embarque de suas cargas”, prosseguiu.

 

Gargalos

Pela Lei dos Portos de 1993, vigente até agora, ganhava a licitação para exploração portuária a empresa que pagasse maior valor pela concessão do serviço.

Com a mudança realizada pela MP, o critério de escolha passou a ser o de maior eficiência com menor tarifa. Isto é, maior movimentação possível de carga pelo menor preço por tonelada.

“Esse novo critério ajuda a nossa região que está em um ponto estratégico de aproximação com o porto de Santos”, afirmou Barba.

“Outro benefício da MP é que ela vai retirar o discurso de empresários da região contra as burocracias, a falta de regulamentação de tarifas e outros fatores que atrapalham as negociações com os trabalhadores”, destacou o dirigente.

“Todas as vezes que vamos para a mesa de negociação com os patrões, a questão da logística, tanto viária como portuária, é um dos principais gargalos apresentados por eles para não dividirem seus lucros com os trabalhadores”, destacou Barba.

 

ABC poderá consolidar referência no setor automotivo

Barba acredita ainda que com a resolução do problema de escoamento da produção brasileira pela MP dos Portos, aliado ao novo Regime Automotivo, o Inovar-Auto, mais empresas se instalarão no ABC, abrindo novos postos de trabalho.

“O potencial de mão de obra da região somado à sua posição estratégica, dará ao ABC condições de se consolidar como o polo automotivo de referência para o Brasil e América Latina”, concluiu Barba.

A presidenta Dilma Rousseff tem até 5 de junho para sancionar, na íntegra ou com vetos, a MP dos Portos.  

 

Da Redação