Metrô no ABCD volta a ser discutido

Expectativa é concluir projeto básico até outubro deste ano e iniciar obras em março de 2012

O Metrô para o ABCD volta a ser discutido entre as prefeituras e governo do Estado e com previsão de data para o início das obras: março de 2012. O prazo foi dado pelo secretário dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, em uma reunião realizada na tarde desta quarta-feira (12/01), com o prefeito de São Caetano, José Auricchio Jr., e com o deputado estadual Alex Manente (PPS).

Fernandes, que assumiu a pasta no último dia 5, anunciou que uma de suas prioridades era expandir o metrô para a Região em formato de VLT (Veículo Leve sobre Trilhos).

A expectativa do secretário é de nos próximos 20 dias se reunir com Auricchio e o prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho, para acertar detalhes e logo em seguida abrir edital para contratação do projeto básico.

De acordo com o deputado estadual, se não houver problemas no processo de licitação, a expectativa é que em outubro seja concluído o projeto básico e em março de 2012 as obras sejam iniciadas.

“A reunião foi para ter a garantia do governo do Estado para investir em Metrô na Região. A garantia foi dada. Jurandir irá se reunir com os prefeitos e abrir o edital de contratação do projeto básico. Vamos passar do projeto funcional para o básico. Se não houver problemas na licitação, as obras devem ter início em março de 2012 e trechos serão inaugurados em 2014”, contou Manente.

A obra será executada pelo governo do Estado e, inicialmente, atenderá São Bernardo e São Caetano.
São Bernardo investiu mais de R$ 1,5 milhão no projeto funcional do Metrô Leve na cidade. O estudo foi entregue à Secretaria dos Transportes Metropolitanos no ano passado.

O projeto funcional sugere a ligação do ABCD à capital paulista por um trajeto de 23 quilômetros, a ser percorrido em cerca de 30 minutos. O percurso contará com 18 estações, entre o Bairro Alvarenga, em São Bernardo, passando por São Caetano, até a Estação Tamanduateí do Metrô, na zona leste da Capital, inaugurada em setembro de 2010.

Fernandes acredita que poucas alterações serão feitas no projeto funcional feito pela Prefeitura de São Bernardo. “O secretário acredita que haverá poucas alterações, mas se será realmente VLT e se atenderá outras cidades só será possível saber depois que for concluído o projeto básico”, explicou Manente.

O secretário ressaltou que o governador Geraldo Alckmin quer empenho no andamento do projeto. “Nossa equipe técnica já estuda o projeto funcional e dentro de no minímo sete meses deve apresentar projeto básico do Metrô na região. Respeitando os prazos regimentais, licitações e licenças ambientais, podemos dizer que em 2014 teremos trechos concluídos e estações inauguradas”, concluiu Jurandir Fernandes.

Posicionamento político
Marinho criticou a gestão do ex-governador de São Paulo, José Serra (PSDB), que evitava se comprometer com a implementação do Metrô na Região. A contratação do projeto funcional em São Bernardo foi feita e bancada pela Prefeitura depois de o governo do Estado dizer que não teria recursos para custear o estudo.

Marinho buscou verba com o governo federal e entregou a proposta em março do ano passado. Mesmo com o estudo, nenhuma garantia de investimento foi dada pela gestão passada.

Nomeação
Durante a reunião, Jurandir Fernandes anunciou o nome de Sérgio Henrique Passos Avelleda como o novo presidente do Metrô e destacou a importância de contar com os poderes Legislativo e Executivo para facilitar o trabalho da Secretaria.

Do ABCD Maior (Karen Marchetti)