Fundação Criança tem equipamentos furtados

Cerca de R$ 80 mil em equipamentos de informática, som, itens de escritório e até um purificador de água foram furtados na madrugada de sábado da sede da Fundação Criança, no bairro Assunção, em São Bernardo. O material estava no almoxarifado da entidade, que teve a porta arrombada.

Segundo informações do boletim de ocorrência registrado no 3° Distrito Policial, o local era vigiado por dois guardas-civis municipais, que não teriam percebido a ação. Vizinho às instalações da Fundação Criança também fica um posto de atendimento da Polícia Militar.

Localizado no número 804 da Avenida Francisco Visentainer, o local tem equipamentos modernos numa área do tamanho de um campo de futebol.

Edificações recém-construídas abrigam pessoal administrativo, além de salas e um anfiteatro para uso e apresentações das crianças e jovens atendidos pela entidade.

O arrombamento foi percebido na manhã de anteontem, quando José Ernande Ferreira Sobral, vigilante terceirizado que dá expediente no período diurno, chegou para trabalhar às 6h.

Foi o funcionário quem comunicou o caso à direção e chamou a polícia.

No levantamento do material furtado, foram relacionados impressoras, cartuchos, gravador, CDs, DVDs, aparelhos de vídeos, entre outros. O material, segundo a polícia, pode ser facilmente colocado no comércio paralelo de informática.

A pedido do delegado Antonio Carlos Miranda, a perícia vistoriou o local. Para policiais e o perito que estiveram no local, o autor ou autores do furto conheciam bem as instalações. Tanto que um armário onde estava parte do equipamento foi aberto com a própria chave, que estava guardada na mesa de um servidor.

A polícia deve ouvir hoje os guardas-civis que estavam trabalhando na madrugada de sábado. A direção da Fundação Criança também deve ser reunir para avaliar o caso e adotar medidas de segurança.

Entidade acolhe crianças e adolescentes do município

O espaço da Prefeitura de São Bernardo que foi arrombado e furtado no fim de semana foi concebido para prestar serviços e realizar programas em prol do bem-estar de crianças e adolescentes, além de suas famílias.

Entre outras atividades, a entidade acolhe os que estão em situação de rua, os que são vítimas de maus-tratos e acompanha os que cumprem medidas socioeducativas.

A Cidade dos Direitos da Criança e do Adolescente, complexo onde está instalada a sede da Fundação Criança, foi inaugurada em novembro de 2009, em cerimônia que contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O equipamento foi batizado de Eurídice Ferreira de Mello – Dona Lindu, e é uma homenagem à mãe do presidente, que morreu de câncer em 1980.

 

Do Diário do Grande ABC