Saab anuncia dois projetos de pesquisa do centro aeroespacial no ABCD

Empresa sueca vai atuar no segmento de radares de proteção e vigilância

O presidente da empresa sueca Saab, Hakan Buskhe, e o prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho (PT) anunciaram, nesta quarta-feira (01/12), os primeiros projetos piloto que serão conduzidos pelo centro de pesquisa aeroespacial no município.

O primeiro projeto ocorrerá no setor de radar e proteção de fronteira. As empresas responsáveis por cuidar das ações do projeto serão a Saab e também a Atmos/Atech . Já o segundo projeto anunciado terá a área de vigilância como foco de atuação. Bukshe informou ainda que a empresa segue avaliando outros projetos que serão divulgados em breve.

“O centro de pesquisas que está sendo instalado em São Bernardo vai contribuir muito para a cidade e também para a Região. Na Suécia esse projeto de se ter um órgão para cuidar de pesquisas deu muito certo e a nossa expectativa é de que este que estamos implantando hoje possibilite o crescimento da cidade e do País. Já em relação a valores acredito que os projetos de pesquisas movimentem cerca de U$S10 milhões podendo chegar até U$S50 milhões”, disse.

Já o vice-ministro de Infra-Estrutura da Suécia, Car Von der Esch, disse acreditar que a cooperação entre a Suécia e o Brasil deve-se fortalecer com a instalação do centro de pesquisas aeroespaciais. “Atualmente contamos com muitas empresas suecas trabalhando ativamente no Brasil e a nossa expectativa é de que as empresas brasileiras possam trabalhar juntamente com as do nosso País, buscando sempre a inovação tecnológica”, ressaltou.

O prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho (PT), disse em seu gabinete nesta quarta-feira que está muito contente pelo município ter sido escolhido pela Saab para abrigar o complexo de pesquisa. “O nosso objetivo de atrair investimento para a cidade foi alcançado. Seria excelente se os demais concorrentes também buscassem investir independente do resultado da licitação. O importante é que os suecos escolheram o nosso município e estou otimista para ver em breve centro aeroespacial operando”, finalizou.

Do ABCD Maior