São Bernardo: PT quer criar museu para acervo de Lula

O PT (Partido dos Trabalhadores) de São Bernardo quer ajudar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva a preservar o acervo documental que acumulou durante os oito anos de governo. Para isso, propõe a busca de um espaço para montar um museu ou até mesmo um local provisório para armazenar os pertences do presidente até que a questão esteja definida.

“Vamos primeiro conversar com o presidente para saber o que ele quer, mas estamos à disposição para ajudá-lo. Se for da vontade de Lula, buscaremos espaço para fazer o museu”, disse o presidente do PT de São Bernardo, Wanderley Salatiel.

Salatiel ressaltou ainda que nas próximas semanas os dirigentes do partido na Região irão se reunir para definir uma agenda de homenagens ao presidente.

A ideia é fazer um evento quando Lula voltar oficialmente a São Bernardo, o que deve acontecer em 1º de janeiro de 2011, quando Lula passa o cargo para a presidente eleita, Dilma Rousseff (PT).

“Não definimos o que será feito. Talvez um cortejo até o apartamento do Lula com uma homenagem, mas certeza que vamos nos organizar e fazer uma grande festa nos primeiros dias de janeiro”, concluiu Salatiel.

História

De acordo com a lei federal 8.394, de dezembro de 1991, aprovada no governo do ex-presidente Fernando Collor, os acervos privados dos chefes da República são propriedade do presidente para fins de herança, doação ou venda. Ou seja, Lula e a primeira-dama, Marisa Letícia, têm de retirar do Palácio da Alvorada tudo que receberam.

Entretanto, de acordo com a assessoria do Planalto, o acervo com mais de 1,4 milhões de presentes recebidos nos oito anos de governo, o que corresponde a 11 caminhões lotados, ainda não tem endereço de desembarque.

Última – No próximo dia 4, o presidente Lula fará sua última inauguração no ABCD como presidente da República. O petista irá participar da abertura da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Riacho Grande, em São Bernardo, às 9h.

O evento deve ser recheado de homenagens ao presidente devido ao clima de despedida.

O prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho (PT), disse que será uma data de comemoração. “Vamos fazer uma boa festa de despedida ao presidente”.

 

Do ABCD Maior