Centro da Saab em S. Bernardo será lançado em dezembro

Nova Petrópolis é um dos bairros onde empreendimento poderá ser instalado

A pedra fundamental do centro de pesquisas aeroespaciais da Saab, que será instalado em São Bernado, será lançada no próximo mês. O anúncio foi feito após reunião entre o vice-presidente da empresa sueca, Dan Jangblad, pelo o diretor-geral da Saab no Brasil, Bengt Janêr e o prefeito do município, Luiz Marinho (PT), nesta quinta-feira (11/11).

A empresa ainda estuda a área para a instalação do centro junto à Prefeitura, entretanto um prédio no bairro Nova Petrópolis poderá ser uma das opções para abrigar o complexo. Os representantes do grupo sueco afirmaram na reunião que tiveram com prefeito que a preferência é de um lugar que possua uma boa localização na cidade.

Universidades da Região, institutos de pesquisa, poder público, indústrias e pesquisadores integrarão o centro de pesquisas que irá trabalhar com foco em inovações tecnológicas. Entre os objetivos do complexo está a atuação nos setores aeronáutico, de defesa e inovação urbana.

Para o vice-presidente da Saab, Dan Jangblad, a expectativa é iniciar as atividades do centro de pesquisas ainda este ano. “Estamos trabalhando com a Prefeitura para verificar as áreas disponíveis e nas primeiras semanas de dezembro devemos apresentar a sede do núcleo de pesquisas”, indicou.

De acordo com o diretor-geral da Saab no Brasil, Bengt Janér, o complexo atuará no desenvolvimento de pesquisas aplicadas que possam ser utilizadas no dia-a-dia. “Nossa expectativa é de que possamos dar vida aos projetos que se encontram nas pranchetas dos alunos das universidades da Região. Na Suécia isso já ocorre e o nosso objetivo é de que essa atividade possa ocorrer no Brasil com a instalação do centro pesquisas em São Bernardo”, disse.

O presidente do grupo Inbra Aerospace, de Mauá, Jairo Cândido, parceiro da Saab, acredita que com a instalação do complexo de pesquisa a indústria nacional e o ABCD devem ficar mais fortalecidos. “A indústria brasileira possui potencial para atuar no fornecimento de produtos para as Forças Armadas. Com a criação do centro de pesquisas em São Bernardo haverá a possibilidade de criar produtos e fornecer para as Forças Armadas”, destacou.

Para o prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho (PT), os objetivos traçados estão sendo alcançados com a criação do complexo. “É um upgrade importante para cidade e com a construção do centro de pesquisa vamos fortalecer a riqueza intelectual da Região”, ponderou.

Estiveram presentes na reunião o presidente do sindicato sueco IF Metall, Stephan Lofven, o secretário de Coordenação Governamental, Tarcísio Secoli, o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de São Bernardo, Jefferson da Conceição. 

Do ABCD Maior