Com unidade no Centro, Farmácia Popular já atende toda Mauá

Preço de medicamento chega a ser 90% mais barato do que na rede privada

A Prefeitura de Mauá entregou a segunda unidade do Programa Farmácia Popular na última semana. Moradores de toda a cidade poderão comprar até 107 medicamentos a preços que chegam a ser 90% mais baratos que na rede privada.

O prefeito Oswaldo Dias afirmou que a instalação da Farmácia no Centro facilita o acesso dos usuários de todos os bairros. “Temos investido os limitados recursos com o máximo de qualidade. Assim conseguimos atender o maior número de pessoas possível”, afirmou.

 O secretário de Saúde, Paulo Eugenio Pereira Junior, lembrou que a Prefeitura recebera recursos para construir duas unidades. Mas, quando a administração começou, só havia uma farmácia, implementada no Jardim Itapark – e o recurso da Fundação Oswaldo Cruz já não estava mais nas contas da Prefeitura. “Por isso optamos por investir recursos próprios do Orçamento Municipal na construção da nova unidade do Centro, em vez de devolver a verba para o Ministério.”

 A vantagem, para o prefeito, é o acesso mais fácil para toda a cidade. “Como só havia a unidade do Itapark, muitos consumidores de outros bairros tinham de tomar mais de um ônibus, e o transporte às vezes ficava mais caro do que o medicamento.”

 Para qualificar o atendimento ao público, dez funcionários participaram da capacitação realizada pela representante da Fundação Oswaldo Cruz, Concettina Lanza Neves. “Temos cerca de 600 unidades em todo o país e todas têm a mesma lista de medicamentos e o mesmo padrão de atendimento, sendo muito procuradas pela população.” Ela explicou que os funcionários são capacitados para fazer a venda e orientar sobre o uso e a conservação, para evitar o consumo indiscriminado e a automedicação. Eles também atuam na área administrativa, em logística e contabilidade.

 A expectativa da Secretaria de Saúde é comercializar até R$ 15 mil por mês em medicamentos. A nova unidade está localizada à Rua Santa Helena, 130, no Centro, e a anterior Avenida Itapark, 3.203, no Jardim Itapark. Ambas funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h e, aos sábados, das 8h às 12h.