Gripen NG é apresentado ao público fora da Suécia

Plataforma de vôo do caça participa de show aéreo no Reino Unido; aeronave pode atrair polo aeronáutico ao ABCD

O Gripen NG Demonstrator, plataforma de vôo usada no desenvolvimento de novas tecnologias e recursos incorporados no Gripen NG – o caça de última geração da Saab – está sendo apresentado ao público pela primeira vez fora da Suécia durante esta semana. O evento acontecerá no Reino Unido, durante Farnborough International Airshow, no Reino Unido. O caça chegou a Farnborough na segunda-feira (19/07), e permanecerá em exibição estática até sexta-feira (23/07).

“O extenso programa de testes de vôo executado com a aeronave Gripen NG Demonstrator prossegue sendo um sucesso e conforme o planejado nas instalações da Saab em Linköping, na Suécia. Isso nos confere uma oportunidade única para levar a aeronave ao Reino Unido durante as férias de verão na Suécia”, explicou o vice-presidente sênior da Saab AB, Lennart Sindahl, responsável pela unidade de Aeronáutica da empresa.

O Gripen NG Demonstrator só esteve uma única vez fora da Suécia. Isso ocorreu em maio deste ano, quando voou da Suécia até a Índia, onde participou dos testes de avaliação conduzidos pela Força Aérea Indiana. Os resultados do programa do Gripen NG Demonstrator serão usados na versão existente do Gripen e nas novas, especialmente personalizadas para atender às especificações de determinados clientes, tanto na Suécia como no exterior.

ABCD
A Saab participa com o Gripen NG da licitação FX-2, pela qual o governo federal brasileiro pretende comprar 36 caças supersônicos para a renovação da frota da FAB (Força Aérea Brasileira). A indústria sueca disputa o negócio bilionário com a francesa Dassault e a norteamericana Boeing.

O caça supersônico, produzido pela Saab, é considerado o mais adequado pela FAB e representa a opção menos onerosa para o governo federal. A proposta da indústria sueca é aproveitar o desenvolvimento tecnológico da indústria automotiva do ABCD para instalar um polo aeronáutico em São Bernardo e concentrar a produção de peças da aeronave na Região. Na entrevista exclusiva, Anne fala sobre como seria a transferência de tecnologia sueca para o Brasil.

Do ABCD Maior