Representante da New Economics Foundation participa de seminário em Diadema

O evento contará com representante do SEBRAE, das universidades USP e PUC e também de Nic Marks da Fundação Nova Economia (New Economics Foundation), organização britânica que mensura o Índice de Felicidade Planetária (Happy Planet Index - HPI)

Nos dias 18 e 19 de novembro será realizado em Diadema o Seminário Internacional Sobre Desenvolvimento Territorial em Regiões Metropolitanas para discutir conceitos de desenvolvimento não só no âmbito econômico, mas também nos vários aspectos que leva o ser humano a viver melhor e mais feliz. O evento contará com representante do SEBRAE, das universidades USP e PUC e também de Nic Marks da Fundação Nova Economia (New Economics Foundation), organização britânica que mensura o Índice de Felicidade Planetária (Happy Planet Index – HPI).

Para chegar nesse índice a fundação inglesa utiliza indicadores como à esperança média de vida, satisfação pessoal e o impacto que temos no ambiente, entre outros. Baseados nesses parâmetros, em 2006, o rei do Butão Jigme Singye Wangchuk, instituiu o Índice de Felicidade Interna Bruta (FIB) em oposição ao Produto Interno Bruto (PIB), estabelecendo um conjunto de 73 variáveis que medem o bem-estar e a satisfação com a vida de seus habitantes.

Para realizar o Seminário, a Prefeitura de Diadema buscou parceria com a Acer (Associação de Apoio à Criança em Risco), que fica no bairro Eldorado, e que viabilizou a vinda de Nic Marks à cidade. Sua realização se dará em duas etapas, sendo que no dia 18 de novembro acontecerá uma oficina com participação de gestores municipais e lideranças locais.

No dia 19, quinta-feira, haverá uma conferência aberta ao público que irá debater sobre desenvolvimento territorial, desafios, novas abordagens e experiências de desenvolvimento territorial em regiões. Nos dois momentos Nic Marks estará presente, assim como estão confirmadas as presenças do prefeito de Diadema, Mário Reali; do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Luis Paulo Bresciani; e do presidente da ACER, Jonathan Hannay.

O Seminário Internacional Sobre Desenvolvimento Territorial em Regiões Metropolitanas é patrocinado pela Caixa Econômica Federal e tem apoio do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC e Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC.

Da Prefeitura de Diadema