Criação da Secretaria de Segurança Urbana é aprovada na Câmara

Com a aprovação do projeto será instituída a secretaria, que trabalhará em três segmentos: Departamento da Guarda Civil Municipal, Departamento de Políticas Preventivas e Corregedoria Geral

Vereadores aprovaram, na madrugada desta quinta-feira (12), a criação da Secretaria de Segurança Urbana por unanimidade. Com a aprovação do projeto será instituída a secretaria, que trabalhará em três segmentos: Departamento da Guarda Civil Municipal, Departamento de Políticas Preventivas e Corregedoria Geral.

A aprovação se deu após o governo apresentar algumas emendas alterando partes do documento que poderiam dar alguma interpretação de ilegalidade. Para o comandante da GCM, Benedito Mariano, as alterações foram no âmbito de redação e, após o parecer favorável do departamento jurídico, não houve mais dificuldades para apreciação matéria.

Além da incorporação da GCM à secretaria, os dois novos departamentos irão aprimorar o serviço prestado pela guarda e aproximar a ação com a população. O Departamento de Políticas Preventivas será um dos principais canais de participação da sociedade na política de prevenção em segurança; já a Corregedoria será responsável por investigar as possíveis infrações internas que hoje não são registradas.

O comandante disse que os GCMs estão otimistas com criação da Secretaria de Segurança Urbana, e aguardam apenas a lei ser sancionada pelo prefeito. “Já estamos trabalhando para regularizar o porte de arma de nossos guardas e na implementação dos três departamentos. Além disso, estamos muito próximos de encaminhar o novo estatuto da GCM à Câmara para apreciação dos vereadores, para inaugurar o marco legal da área de segurança de São Bernardo”, ressaltou.

Da Prefeitura de São Bernardo