Santo André inicia programação comemorativa do Mês da Consciência Negra

Nesta terça-feira (24) haverá palestra sobre importância do ensino de História da África e Cultura Afro-brasileira nas escolas

A Prefeitura de Santo André iniciou nesta semana a programação que vai comemorar o mês da Consciência Negra (novembro), em parceria com as entidades de movimento negro da cidade.

Na terça-feira (24) professores da rede Municipal terão a oportunidade de participar do seminário “A Lei 10639/03 e 11645/08 e as Práticas Escolares”, ministrado pela Profº Dra. Dilma de Mello e Silva da USP. A iniciativa é da Secretaria de Educação e Formação Profissional e da Secretaria de Governo – Departamento de Humanidades – do município.

A lei referida é do ano de 2003 e prevê o ensino de História da África e Cultura Afro-Brasileira nas escolas do País. Em 2008 a lei recebeu um complemento que previu também a inclusão de história e da cultura indígena, passando a ter o número 11645/08.

Entre os dias 19 de novembro e 5 de dezembro a exposição fotográfica Mulheres Africanas, do fotógrafo Celso Bayo, ficará aberta a visitação no Salão de Artes do Teatro Municipal de Santo André. As obras do artista resgatam as raízes, costumes e a história do Continente Africano através de imagens de mulheres negras em atividades cotidianas.

No dia 20 de novembro, a partir das 13h, na Concha Acústica da Praça do Carmo no centro de Santo André, haverá shows musicais com encerramento promovido por um dos expoentes do movimento Hip-Hop no Brasil: o DJ Thaíde.

Ao longo do mês haverá palestras, oficinas, espetáculos, debates, tendas de informação sobre saúde e exibição de filmes em diversos pontos do município de Santo André.

Da Prefeitura de Santo André