Prefeitura de São Bernardo inaugura Unidade Básica de Saúde no Jardim das Oliveiras

Foco da nova unidade será o monitoramento dos moradores em relação à contaminação causada por benzeno e outros materiais na região

Os moradores do Jardim das Oliveiras ganham nesta semana um posto de saúde. Na próxima sexta-feira (26), a Prefeitura de São Bernardo do Campo inaugura uma Unidade Básica de Saúde (UBS) no bairro. A estrutura do local terá médicos especializados no Programa da Saúde da Família (PSF), além de enfermeiros, auxiliares de enfermagem e agentes comunitários de saúde.

Um dos focos da equipe será o monitoramento da saúde dos moradores do bairro, construído sobre antigo lixão. Os profissionais estão atentos à possível exposição dos moradores a materiais como o cancerígeno benzeno e metais pesados.

O secretário de Saúde do município, Arthur Chioro, afirmou que a construção da UBS é considerada um caso especial pela Prefeitura, devido ao problema de contaminação existente. “Além de ser uma área sem cobertura da nossa rede básica de saúde, a construção da UBS é uma resposta ao processo de contaminação ambiental que o bairro sofreu. É um caso especial, que tem inclusive acompanhamento do Ministério Público”, afirmou Chioro.

Esta será a 32ª UBS do município. Nela, deverão ser atendidas, em média, cerca de 40 pessoas por dia, entre consultas médicas, exames e acompanhamento. A unidade terá ainda serviços de pediatria, clínica médica, vacinação, coleta de exames laboratoriais e visitas domiciliares. Também serão organizados grupos educativos que atuarão na região do bairro fazendo atendimentos em escolas, creches e outras entidades. “Essa tem sido a nossa meta para a saúde na cidade, ampliando o atendimento à população de forma humanizada”, disse o secretário.

Estudo – Paralelamente à nova UBS no Jardim das Oliveiras, a Secretaria de Saúde encomendou, junto ao Centro de Estudos de Saúde Coletiva do ABC (Cesco), órgão ligado à Faculdade de Medicina do ABC, um estudo epidemiológico na região. A pesquisa vai avaliar o risco de contaminação do solo e apontar seu impacto na saúde dos moradores. Em seguida, a Secretaria de Saúde avaliará quais medidas deverão ser tomadas em relação à população que vive no bairro.

Da Prefeitura de São Bernardo