Prefeitura de São Bernardo realiza parceria com universidade para limpar Represa Billings

Projeto ´Dia Mais Cidadania´ realizará coleta na Represa Billings

A Prefeitura de São Bernardo e a Universidade Metodista de São Paulo promovem no sábado (16), no Riacho Grande, um dia de cidadania e conscientização pela conservação da Represa Billings. A ação faz parte do projeto Dia Mais Cidadania, que tem como tema A Billings Vive com Você.

Das 7h30 às 16h, docentes, estudantes e funcionários da universidade recolherão resíduos sólidos e distribuirão cartilhas educativas da Prainha do Riacho Grande até a primeira balsa. A Prefeitura distribuirá cerca de 3 mil sacolas plásticas e cartilhas informando sobre a importância da preservação da represa e das áreas de mananciais.

Para a Secretaria de Habitação e Meio Ambiente, a parceria com uma instituição acadêmica é de extrema importância para ajudar na conscientização da sociedade civil. A ideia é que esta união estimule estudos acadêmicos sobre o tema.

O material recolhido será encaminhado para as cooperativas de reciclagem Refazendo e Raio de Luz de São Bernardo do Campo. Os objetos que não puderem ser reciclados serão destinados ao aterro sanitário. Os participantes receberão certificados de trabalho voluntário.

O Dia Mais Cidadania é uma iniciativa da pró-reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da Universidade Metodista de São Paulo. Onze ônibus cedidos pela Auto Viação ABC levarão gratuitamente os voluntários até o local. A ação terá dez pontos de apoio ao longo da área de trabalho e apoio do Corpo de Bombeiros, Guarda Civil Municipal e ambulâncias cedidas pela Prefeitura de São Bernardo do Campo.

Histórico – A Represa Billings é o maior reservatório da Região Metropolitana de São Paulo. Com aproximadamente 127 quilometros quadrados, a represa banha São Bernardo do Campo, Ribeirão Pires, Diadema, Rio Grande da Serra, Santo André e São Paulo. Projetada pelos engenheiros F. Hyde e Asa Billings, o reservatório foi construído em 1925 para gerar energia na usina Henry Borden, em Cubatão.

Da Prefeitura de São Bernardo