Turma Cidadã passa por mudanças e prioriza busca por emprego

Mais do que apenas uma intenção da administração pública, esse outro enfoque poderá ser sentido no novo cronograma de atividades para os jovens

A Prefeitura de São Bernardo do Campo está reformulando o projeto Turma Cidadã. De acordo com o comandante da Guarda Civil Municipal, Benedito Domingos Mariano, um grupo de 300 jovens que iniciou suas atividades no projeto em 1° de abril já poderá sentir as mudanças. “Estamos qualificando as atividades, de modo a enfatizar a preparação para o trabalho”, esclarece Mariano. O projeto Turma Cidadã está vinculado à Guarda Civil Municipal.

Mais do que apenas uma intenção da administração pública, esse outro enfoque poderá ser sentido no novo cronograma de atividades para os jovens. Ao longo do ano de duração do projeto, no qual os participantes recebem bolsas da Prefeitura, os jovens passarão a ter três meses de cursos técnico-profissionalizantes (antes eram apenas 30 dias). Durante dois meses do projeto os jovens freqüentarão palestras sobre diversos temas ligados à cidadania: educação para o trânsito, cidadania e direitos humanos, higiene e saúde e educação ambiental entre outras. A intenção da Prefeitura é aumentar ainda mais o período dos cursos profissionalizantes em 2010, quando vai passar a ser de seis meses.

Nos sete meses restantes, e essa é outra alteração no modelo do projeto, os jovens serão enviados para diversas áreas da Prefeitura para treinar efetivamente o aprendido nos cursos técnico-profissionalizantes. De acordo com Benedito Mariano, os recursos e espaços das diversas secretárias da administração serão usados pelos jovens para colocar em prática o conhecimento obtido em cursos como de mecânica de autos, elétrica de autos e de informática, três dos mais procurados.

Até por essa participação maior de toda a administração municipal no projeto, foi necessário implementar outra novidade: um comitê gestor do Turma Cidadã formado pela Guarda Civil, Fundação Criança, Secretaria de Educação, de Desenvolvimento Social e Cidadania, de Saúde e Coordenadoria de Juventude.

O comandante, por fim, esclarece que, além de todas essas iniciativas, a Prefeitura fará contatos com sindicatos, associações comerciais e federações de indústrias de modo a elaborar parcerias e oferecer ainda mais oportunidades de iniciação ao trabalho. “Nossa meta em 2010 é que 80% dos jovens sejam encaminhados para o mercado de trabalho”, conclui.

Da Prefeitura de São Bernardo