Banco de Leite Humano de São Bernardo está com estoque reduzido e pede doações

Todas as mães saudáveis que amamentam podem ser doadoras, desde que produzam mais leite do que o seu bebê necessita

O Banco de Leite Humano que funciona no Hospital Municipal Universitário (HMU), localizado na Avenida Bispo César D’Acorso Filho, 161, Rudge Ramos, intensifica a campanha de doação de leite. O estoque está apenas com 30% da sua capacidade, que corresponde a 88 litros. Todas as mães saudáveis que amamentam podem ser doadoras, desde que produzam mais leite do que o seu bebê necessita.

O leite recolhido é usado na alimentação de bebês prematuros, diminuindo a mortalidade neonatal. Desde a implantação do Banco de Leite, em 1999, 9.124 bebês foram beneficiados, sendo recebidos 21.125 litros de leite de 10.257 doadoras.

As mães interessadas em doar devem entrar em contato com o HMU, que orientará como retirar e armazenar o leite até que um funcionário do hospital o recolha. No entanto, antes da coleta as doadoras têm de mostrar o cartão de acompanhamento pré-natal, onde será verificada a sorologia que pode revelar alguma contaminação do leite. As doações podem ser feitas o ano inteiro, todos os dias da semana, 24 horas.

Para que o leite não contenha nenhuma impureza, alguns cuidados são necessários. Retirar o leite quando sentir a mama cheia; desprezar o primeiro jato; extrair o leite no copo e colocar no vidro que devem estar esterilizados; fechar o vidro e colocar no congelador, retirando somente na hora de colocar o leite, que poderá ficar armazenado por até 15 dias e escrever o nome da doadora e data do início da coleta. Mais informações pelo telefone 4365-1480, ramal 203.

Da Prefeitura de São Bernardo