Prefeitura de São Bernardo adota medidas para implementação do Minha Casa, Minha Vida

Além de oferecer orientações aos interessados, Prefeitura está atuando junto aos empresários da construção civil para facilitar a apresentação de projetos

A Secretaria de Habitação e Meio Ambiente da Prefeitura de São Bernardo do Campo desenvolve uma série de medidas para facilitar a implementação do programa habitacional “Minha Casa, Minha Vida” na cidade. Além da realização de estudos de natureza tributária, planejamento urbano-habitacional e mobilização dos agentes que atuarão no programa, devido à grande procura, a Prefeitura disponibilizou uma equipe para oferecer orientações aos interessados no programa, na sede da própria Secretaria.

Uma das maiores dúvidas da população, segundo a Secretaria, é referente ao cadastramento, que tem processos diferentes por grupos de faixas de renda. O cadastro das famílias de zero a três salários mínimos, por exemplo, ficará a cargo das prefeituras. No caso de São Bernardo, já existe um cadastro inicial dos grupos prioritários, que são famílias que estão em situação de vulnerabilidade habitacional grave, como os moradores em alojamentos, áreas de risco e participantes da Renda Abrigo (auxílio-aluguel).

De acordo com a secretária de Habitação e Meio Ambiente, Tássia Regino, como neste programa as propostas de empreendimentos são apresentadas pelos empresários da construção civil, a Prefeitura está atuando para incentivar e facilitar a apresentação de tais propostas. “Somente após este processo é que será definido, junto com a Caixa Econômica Federal, o cadastramento para as demais famílias interessadas, que também se encontram na faixa de zero a três salários mínimos”, esclarece.

Já na faixa acima de três salários mínimos, o processo equivale ao que é praticado hoje na aquisição de um imóvel na planta por meio do Programa Carta Crédito. Ou seja, o interessado procura a Caixa Econômica Federal, faz a simulação em função de suas possibilidades financeiras e define pelo financiamento.

A orientação para a população de São Bernardo sobre o programa “Minha Casa, Minha Vida” está sendo feita nas agências da CEF e pelo site www.caixa.gov.br, e também na sede da Secretaria de Habitação, que fica na Rua Jacquey, 61, andar Térreo – Rudge Ramos, das 8h30 às 17h, ou pelos telefones 4367-6416, 4367-6424, 4367-6381 e 4367-6382.

Da Prefeitura de São Bernardo