Prefeitura de São Bernardo comemora Dia Mundial da Saúde com ações em oito bairros

A comemoração será nesta quinta-feira (09), quando também serão distribuídos kits de insumos para mais de 2.600 diabéticos que estavam na fila de espera

Para comemorar o Dia Mundial da Saúde, a Prefeitura de São Bernardo realiza nesta quinta-feira (09), ações de prevenção e de promoção à saúde em oito pontos espalhados pela cidade. Neste dia, também terá início a distribuição dos kits de insumos para mais de 2.600 diabéticos cadastrados na rede de saúde pública do município. O prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho, estará na UBS da Vila Dayse (Rua Vicente de Carvalho, 255), às 14h, para acompanhar as atividades.

A iniciativa, intitulada A Saúde Começa pela Inclusão, será composta por uma série de atividades organizadas pela Secretaria de Saúde, em conjunto com os conselhos locais de saúde, moradores e comerciantes. “O objetivo é envolver e incluir a comunidade na construção de um projeto de saúde pública mais resolutivo e comprometido com a vida”, afirma a diretora do Departamento de Ação Primária à Saúde, Priscilla Cardoso Batista. A intenção, segundo Priscilla, é chamar a atenção da população para a questão da Saúde, que também inclui a mudança de hábitos e a promoção da conscientização da sociedade. 

Equipes de Saúde estarão espalhadas pelo Parque dos Pássaros, Vila Dayse, Ferrazópolis, Baeta Neves, Batistini, Riacho Grande, Alvarenga e Parque Anchieta, promovendo ações de prevenção como medição de pressão arterial, exames de diabetes, distribuição de folhetos explicativos, orientações sobre DST/Aids, palestras sobre controle da dengue, controle de ratos e mordedura de cães, posse responsável de animais, oficinas terapêuticas sobre doenças mais frequentes e alimentação saudável, além de atividades desportivas como caminhadas e aulas de Tai-Chi.

Haverá quatro postos de vacinação contra rubéola para adultos (a partir de 18 anos), nos ginásios poliesportivos da Av. Kennedy, Riacho Grande, Clube da Ford, e Baetão, onde também será feita doação de cães.

Kits – O dia 9 também marca o início da entrega de kits de insumos para mais de 2.600 diabéticos insulino-dependentes cadastrados na rede pública, que estavam na fila de espera desde o ano passado. O kit é composto por glicosímetro, lancetas e fitas para medição do nível de glicose no sangue, e o investimento é de R$ 330 mil.

A Prefeitura também pretende aproveitar o evento para orientar os diabéticos que ainda não são cadastrados, bem como aqueles que tiverem o exame de glicose alterado, para que se cadastrem na UBS mais próxima da sua residência. Além de receber o material, eles terão orientação e acompanhamento pelos grupos terapêuticos das equipes de Saúde.

Cada local terá um horário diferente para início e término das ações, no entanto, todas serão iniciadas na parte da manhã. No Ginásio Poliesportivo, no Parque Anchieta, por exemplo, o horário será das 7h30 às 12h; já na UBS da Vila Dayse, o atendimento acontece das 10h às 16h.

Da Prefeitura de São Bernardo