Indústrias de Diadema poderão melhorar competitividade dos produtos

Para obter subsídio oferecido pelo SEBRAE, os empresários devem se inscrever no CIESP- Diadema até o dia 9 de abril

Diadema é a primeira cidade do ABCD a contar com o ‘Programa da Melhoria da Competitividade Industrial’ voltado às micros, pequenas e média empresas. No município, serão atendidos até 200 estabelecimentos que se inscreverem para receber a visita de um dos veículos do Projeto de Unidades Móveis (PRUMO), do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT). As sete unidades do Projeto ficarão estacionadas na sede do CIESP-Diadema, à Rua Caracas, 73 Vila Mulford, e irão visitar as empresas inscritas para fazer o atendimento tecnológico durante os próximos dois meses. Os veículos do PRUMO possuem equipamentos para a realização dos testes e aperfeiçoamento técnico, cada um adaptado de acordo com o tipo de indústria, como plástico, borracha, entre outros.

O Programa foi lançado na terça-feira (31) com a presença de todos os órgãos envolvidos e empresários da cidade. Ele será realizado com as parcerias da Prefeitura, por meio da Secretaria Desenvolvimento Econômico e Trabalho; Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa (SEBRAE-SP), Ciesp, Associação Comercial e Empresarial de Diadema (ACE), Agência de Desenvolvimento do Grande ABC, Arranjos Produtivos (APLs) do Plástico e Metalmecânico, Secretaria de Desenvolvimento do Estado de São Paulo e Instituto de Pesquisa Tecnológica (IPT).

Financiada pelo SEBRAE-SP em 80%, a assessoria técnica do IPT, que visa melhoria na qualidade dos produtos, redução nos custos de fabricação, melhoria do rendimento, entre outros benefícios, tem um custo de R$ 3.000,00 para um atendimento de até 40 horas, sendo que o empresário arca com os 20% restantes. Para obter o subsídio, as empresas têm até o dia 9 de abril para se inscreverem no CIESP – Diadema. Compareceram ao evento  no CIESP uma média de 73 empresas e 19 já se inscreveram no Programa.

Conforme destacou Luis Paulo Bresciani, secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho de Diadema, cabe ao governo municipal um papel ativo no desenvolvimento econômico da cidade. Segundo ele, o Projeto é uma estratégia para enfrentar a crise que afeta a todos e traz ferramentas para que as empresas superem as dificuldades. Além dessa ação imediata, serão detalhados projetos em eixos como tecnologia e inovação, acesso a mercados, melhoria da gestão e crédito e financiamento.

A gerente do escritório Regional do SEBRAE do Grande ABCD, Josephina Irene Cardelli, informou que já vinha sendo discutida uma ação efetiva para o fortalecimento das indústrias de Diadema desde 2007. “Nós somamos as ações que já vínhamos discutindo e com a reestruturação do PRUMO para o ABCD, optou-se por iniciar em Diadema, como uma ação prática e imediata, para o fortalecimento das pequenas e médias empresas, que são em número significativo no município”, disse Josephina.

Da Prefeitura de Diadema