Marinho anuncia que quer transformar São Bernardo em referência cultural

Durante abertura do 1º Encontro de Cultura, prefeito convocou a população a participar das discussões que definirão os trabalhos para os próximos anos

O prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho, disse, durante abertura do 1º Encontro Municipal de Cultura, realizado neste domingo (29), no Pavilhão Vera Cruz, que pretende transformar a cidade em referência na área da cultura. “Quero provocar a população para participar ativamente do planejamento cultural da cidade, restabelecendo a importância do cinema, da cultura e da arte no município, de forma inclusiva”, disse.

Marinho, que esteve acompanhado do vice-prefeito Frank Aguiar, além de vereadores e secretários municipais, também destacou a importância histórica do encontro, que está sendo realizado pela primeira vez em São Bernardo. O evento, que contou com a participação de mais de 400 pessoas, teve como objetivo dar início ao processo de diálogo com a população para definir as diretrizes de trabalho para os próximos anos. “Incluiremos as prioridades levantadas aqui no nosso planejamento”, afirmou.

De acordo com o secretário de Cultura, Celso Frateschi, além de apresentar aos participantes a proposta de trabalho da Administração, o encontro também proporciona ao município conhecer as necessidades e expectativas da população na área da cultura. “Além deste evento, também estamos programando outras sete pré-conferências, com temas variados, nas quais a população poderá apresentar propostas que serão discutidas e, depois, levadas para a conferência a ser realizada no final do ano”, explicou. Outro assunto a ser tratado na conferência, será a criação do Conselho Municipal de Políticas Públicas, que substituirá o atual modelo existente.

Centro Cultural – Antes da abertura do encontro, o prefeito Luiz Marinho aproveitou para vistoriar a obra inacabada do Centro Cultural Vera Cruz, que será retomada pela atual gestão. A construção foi iniciada há cerca de 10 anos em parceria com o governo do Estado, na época do ex-governador Mário Covas. De acordo com o secretário de Cultura, depois de concluída com os ajustes necessários, o espaço terá capacidade para receber grandes espetáculos, inserindo São Bernardo no circuito cultural internacional.

Da Prefeitura de São Bernardo