Ciclo de encontros sobre literatura revela o mundo dos livros em São Bernardo

Proposta do evento é promover bate papo entre o público e convidados sobre autores de renome

A Prefeitura de São Bernardo do Campo, por meio da Secretaria de Cultura, dará início a uma série de quatro encontros sobre literatura na Biblioteca Monteiro Lobato, neste sábado (14), às 15h. O evento MundoLivro – Por dentro dos livros, os  livros por dentro, que será mediado pelo poeta e editor Tarso de Melo, tem como proposta promover um bate papo literário com a participação do público, sempre com a presença de um convidado para falar sobre a realidade, vida e histórias de autores.

A ação tem como objetivo transformar a biblioteca em um espaço vivo, levando atividades ao público da cidade. Os encontros serão realizados como rodas de conversas, de maneira simples, onde os convidados vão explorar as estantes da biblioteca para contar sobre as suas experiências no mundo dos livros, das idéias e do conhecimento de forma interativa e dinâmica.

O primeiro encontro contará com a participação dos especialistas literários Reynaldo Damazio e Dalila Teles Veras, que vão abordar temas como a paixão pelos livros e falar sobre escritores importantes da literatura, com destaque para os autores argentinos Jorge Luis Borges e Júlio Cortazar, conhecidos internacionalmente pelas histórias imaginárias e narrativas diferenciada para a cultura latino-americana.

A ideia é valorizar a literatura, mostrando que as novas formas de pesquisa, como a Internet, não ocuparão o espaço das bibliotecas, consideradas grandes fontes de conhecimento. “As bibliotecas estão ficando esquecidas pela população, por isso, é preciso que práticas como esta sejam incentivadas”, destacou Damazio.

Segundo o coordenador do evento, Tarso de Melo, ao reunir as palavras o autor tem por objetivo fazer com que o leitor vá além de seu significado, estimulando o imaginário. “Para isso, as bibliotecas devem proporcionar momentos de interação como este, promovendo o contato direto entre escritor e o público”, afirmou Melo.

Personalidades – O convidado Reynaldo Damazio, que é escritor, jornalista e poeta, ressalta a importância das pessoas conhecerem os autores latino-americanos e suas obras. “Borges e Cortazar são autores diferentes, mas que se completam. São personalidades importantes para a compreensão da sociedade contemporânea”, afirma.

No Brasil, os autores argentinos contribuíram para a formação de muitos escritores e pensadores que hoje atuam na carreira acadêmica, como é o caso de Damazio. 

As obras de Borges são pensadas como uma grande ficção, onde cada história se torna uma construção da imaginação humana. Já nas de Cortázar, a estranheza e o imaginário fazem com que as histórias se tornem imprevisíveis.

Confira a programação do ciclo de encontros abaixo:
14 de março
Convidado: Reynaldo Damazio
Tema: Borges & Cortazar

18 de abril
Convidado: Donizete Galvão
Tema: Guimarães Rosa

16 de maio
Convidado: Carlos Felipe Moisés
Tema: Mário de Andrade

20 de junho
Convidado: Dalila Teles Veras
Tema: Fernando Pessoa

Sempre aos sábados, às 15h
Biblioteca Monteiro Lobato
Rua Jurubatuba, 1.415 – Centro
Telefone: 4332-9698 / 4336-8212

Da Prefeitura de São Bernardo