Raí apresenta projeto social ao prefeito Luiz Marinho

A proposta é firmar parceria com a Fundação Gol de Letra para a formação de monitores esportivos na cidade

Divulgação

Segundo Raí, o projeto proporciona geração de renda e também presta serviço à comunidade

O prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho, recebeu, nesta quinta-feira (26), a visita do ex-jogador Raí, do São Paulo Futebol Clube. O atleta, que é instituidor da Fundação Gol de Letra, veio à cidade apresentar uma proposta de parceria com a Prefeitura para a implantação no município do projeto Jogo Aberto, que tem como objetivo promover a formação de monitores esportivos. 

Segundo Raí, o projeto foi inspirado a partir de sua experiência vivida na França, quando jogou no Paris Saint-Germain, e uma de suas vertentes é funcionar como um instrumento de geração de renda, ao mesmo tempo em que atuará como uma prestação de serviço à comunidade. “A atividade esportiva é uma das poucas que não contam com um curso técnico. Para trabalhar como instrutor de esporte é preciso cursar a faculdade de Educação Física, e uma grande parte das pessoas não tem condições para pagar o curso”, explicou.

Ainda dentro da proposta, a instituição passaria o know-how para a Prefeitura por meio de um programa piloto, que seria desenvolvido com 150 jovens e crianças. No entanto, a gestão ficaria sob a responsabilidade da administração pública. “Com essa formação, em dois anos o jovem já pode organizar campeonatos esportivos nas comunidades. Nosso objetivo é ampliar as parcerias, pois esta pode vir a se tornar uma nova atividade profissional para a juventude brasileira”, afirma Raí.

Para o prefeito Luiz Marinho, que esteve acompanhado do presidente da Fundação Criança, Ariel de Castro Alves, e do presidente do São Bernardo Futebol Clube, Luiz Fernando Teixeira Ferreira, o projeto vem ao encontro dos objetivos da Prefeitura, pois a cidade carece de projetos sociais sérios, que tirem as crianças das ruas e, ao mesmo tempo, formem o cidadão. “A prática do esporte é um complemento da Educação”, afirmou.

Marinho solicitou à Fundação Gol de Letra a elaboração de um projeto piloto de acordo com a realidade do município. O prefeito sugeriu uma reunião entre os técnicos da entidade e os representantes da Secretaria de Esportes e da Fundação Criança de São Bernardo, que deve acontecer na próxima semana.

Da Prefeitura de São Bernardo