Prefeitura promove primeiro desfile de escolas de samba em Paranapiacaba

Folia na Vila começa no dia 20, com o grito de carnaval do bloco da Saúde

O Carnaval de Paranapiacaba este ano promete. A novidade será que pela primeira vez escolas de samba desfilarão na vila histórica. As escolas de samba Acadêmicos de São João e Silvia Maria (ambas de Mauá) se apresentarão nos dias 21 (sábado) e 22 (domingo). Haverá ainda Sarau Cultural (dia 21) e o tradicional Bloco das Bruacas e o baile do Clube União Lyra Serrano (dia 24).

A programação começa na sexta-feira (20), às 15h, com o 3º grito de carnaval do bloco da Saúde, com a participação de técnicos da Unidade de Saúde que percorrem as ruas da vila distribuindo panfletos informativos e preservativos. No decorrer do feriado, continuará a distribuição de preservativos.

No sábado, a escola de samba Acadêmicos de São João apresenta o seu enredo a partir das 15 horas, nas ruas. No domingo é a vez da escola Silvia Maria, que faz o mesmo percurso a partir das 14h.  Cada escola levará cerca de 200 integrantes divididos em alas, além da bateria. As apresentações serão animadas por um trio elétrico. .

Ainda no sábado, das 18h às 22h, acontece o Sarau “Manifesto Cultural: Este lugar não existe…”, que terá como tema Manhãs de carnavais… quando a poesia é possível!, de Clarice Lispector e Elizeth Cardoso. O encontro será no Antigo Mercado, na Parte Baixa e terá espaço aberto para manifestações como poesia, dança, teatro, música e circo, entre outros. O Sarau é organizado por Tainá Francis e Nilton Claudino.

No dia 24, fechando a folia, é a vez do Bloco das Bruacas desfilar pelas ruas da vila. A concentração será ao meio-dia, no Bar do Campo (r. Ford, na Parte Baixa), com saída às 14h. Em seguida os foliões se dirigem ao Clube União Lyra Serrano, onde, a partir das 16h acontece o tradicional baile com muito confete, serpentina e marchinhas. A animação fica por conta da banda Caxambu. O clube fica na r. Antonio Olintho, s/n, Parte Baixa.

Vila ferroviária tem outras atrações
E quem vai passar o feriado de Carnaval na região também pode visitar Paranapiacaba, vila ferroviária construída pelos ingleses no fim do século XIX. Entre as atrações estão o passeio de maria-fumaça, que funciona no Museu Funicular. O passeio custa R$ 5,00 e dá direito à visita ao museu.

O visitante pode conhecer outros locais como o Museu Castelinho, o Centro de Documentação de Arquitetura e Urbanismo, o Clube União Lyra Serrano, e o Antigo Mercado, onde acontecem diversas atividades sociais, bailes, shows e exposições, entre outras edificações de interesse histórico-cultural.

No Parque Municipal Nascentes de Paranapiacaba o turista pode se aventurar por diversas trilhas, feitas com o acompanhamento de monitores, ou optar pela prática do arborismo. A vila dispõe ainda de vários  bares, restaurantes e hospedagem, entre outros serviços.

Como chegar
Para chegar à vila de carro o interessado deve seguir pela Via Anchieta até o Km 29 (entrrada para Ribeirão Pires), pegar a SP 148 (estrada Velha de Santos) até o Km 33; seguir pela Rodovia Índio Tibiriçá (SP 31) até o Km 45,5. e aí pegar a SP 122 até Paranapiacaba. Também é possível chegar à vila de ônibus, que sai do Terminal Rodoviário de Santo André (Tersa), localizado na Estação Prefeito Saladino (CPTM), ou da estação ferroviária de Rio Grande da Serra a cada hora (Viação Ribeirão Pires, fone: 4828-1019).

Da Prefeitura de Santo André