Mauá adere a campanha nacional de combate a AIDS

Foco deste ano está nas mulheres acima dos 50 anos

A cidade programou uma série de atividades, para acontecer na rede de unidades básicas de saúde, com foco na mulher que tem 50 anos ou mais. A ação faz parte da campanha de carnaval 2009 lançada pelo Governo Federal -“Bloco da Mulher Madura”- que tem como slogan “Sexo não tem idade para acabar, proteção também não”.

Até esta sexta-feira (20), equipes do Centro de Referência e Treinamento em DST/AIDS entregarão à população atendida nas UBS preservativos, com atenção especial as mulheres acima dos 50 anos.

 Já nos dias 18, 19 e 20, das 9h às 16h, ocorrerão atividades na Praça 22 de Novembro. Os profissionais vão abordar os que transitam pelo Centro da cidade para informar, inclusive, sobre o serviço especializado para aconselhamento e testagem de HIV, Hepatites e Sífilis.

Durante toda a semana, os interessados em fazer os testes podem ir ao Centro de Referência e Treinamento em DST/AIDS, localizado à rua Prefeito Américo Perrela, 171, no Centro, das 8h às 15h30, onde há equipes preparadas para atender a demanda de coletas.

INCIDÊNCIA DA DOENÇA – Dados do Ministério da Saúde apontam que a incidência de AIDS em ambos os sexos e nesta faixa etária dobrou nos últimos dez anos. Além disso, a taxa de mortalidade também tem aumentado: 5,5 em 1996, para 6,1 em 2006.

A ação visa prevenção ao vírus HIV e outras doenças sexualmente transmissíveis, além de promover discussões sobre a sexualidade.

Da Prefeitura de Mauá