PT denuncia uso eleitoral da máquina em Sto.André

Funcionários teriam sido chantageados para trabalhar em campanhas petebistas

O PT de Santo André entrará nesta terça-feira (21/09) com denúncia crime para que o MPF (Ministério Público Federal) apure suposto crime eleitoral cometido por funcionários comissionados contratados pelo prefeito Aidan Ravin (PTB). Na ação, o PT andreense usou como base a denúncia apresentada pelas monitoras do Sabina Vânia de Jesus e Danielly Ribeiro Patucci, que afirmam terem sido “chantagedas” por representantes da coordenadora do parque, Silvia Fernanda Sanches, a trabalhar nas campanhas de Campos Machado (PTB – deputado estadual) e Arnaldo Faria de Sá (PTB – deputado federal), além de votar na dupla de correligionários de Aidan.

“Nesta interpelação, queremos saber o nome de todos que estiveram na reunião. Inclusive os que foram convocados para trabalhar como mesários. Não iremos aceitar que ocorra nenhum problema no dia da eleição”, afirmou o presidente municipal do PT de Santo André, Luiz Turco.

O possível “achaque” às monitoras Danielly e Vânia foi gravado e anexado à denúncia. De acordo com as duas denunciantes, todos os monitores do Sabina, entre eles bolsistas da Fundação Santo André, foram convocados a participar de uma reunião, realizada na última quinta-feira (09/09) no auditório do parque, às 16h; ou seja, em pleno horário de expediente.

No encontro, os responsáveis pela coordenação dos monitores do Sabina Luzia Medrado, Adriana Smeets e José Marcos da Silva – representando a diretora do Parque – teriam coagido os monitores.

Gravação
O ABCD MAIOR teve acesso à gravação. Entre as falas, divulgadas no site do jornal (clique aqui para ler), até o nome da candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, é citado: “Se a Dilma ganhar, o que vai ser do PTB?” Ao final da gravação, uma voz masculina, que seria de José Marcos, completa: “Quem é mesário aqui? Quem vai trabalhar de mesário não pode assinar documentos nem papel que fez campanha ou coisa do tipo. Agora os demais a gente tenta estar passando…”
 
Encontro

Na última quinta-feira (16/09), dois dias depois de as duas monitoras terem denunciado a suposta chantagem, Campos Machado se reuniu com o prefeito Aidan. Apesar do encontro, a assessoria de imprensa da Prefeitura de Santo André afirmou que o petebista apenas “passou” no gabinete do prefeito para dar um “abraço em Aidan”.

 

Do ABCD Maior