O SUS em debate no Fórum Social do ABCD

A escolha de Mauá para abrigar o evento não é casual. O sistema público de saúde está quase falido e o orçamento municipal para o setor não é suficiente para manter o Hospital Nardini, o principal da cidade


O serviço público de saúde na região é pauta do debate Terceirização, Controle Social, Qualidade e Rede de Serviços no Sistema Único de Saúde (SUS), que o Fórum Social do ABCD realiza neste sábado, dia 28, no Teatro Municipal de Mauá, no Paço, a partir das 8h.

A escolha da cidade para abrigar o evento não é casual. O sistema público de saúde em Mauá está quase falido e o orçamento municipal para o setor não é suficiente para manter o Hospital Nardini, o principal da cidade. A situação, entretanto, se repete com menor ou maior gravidade nas cidades da região.

O evento reunirá Carlos Neder, ex-secretário de Saúde da Capital, João E-duardo Charles, do Conselho Municipal de Saúde de São Bernardo, Cássia Carlos, das Promotoras Legais, Aldo Dellore, professor da Santa Casa de São Paulo e Gonzalo Vecina, professor de Saúde Pública.

A entrada é liberada aos interessados e a inscrição prévia é recomendada no endereço eletrônico jornada@abcdmaior.com.br

Região articulada
O diretor do Sindicato Carlos Alberto Gonçalves, o Krica (foto), disse que esse é o primeiro de uma série de encontros mensais que o Fórum irá realizar para preparar a 3º Jornada Cidadã, prevista para novembro.

Mês que vem haverá uma discussão sobre gênero e cultura. Em maio será a vez de um debate sobre educação.

O meio ambiente estará na pauta de junho. Em julho, a reforma política passará por discussão. Já em agosto haverá debate sobre trabalho e economia solidária. Em setembro, no último encontro do ano, serão debatidos os direitos humanos e a segurança.

“O Fórum Social ABCD é uma maneira dos movimentos sociais se reunirem, reconquistar canais de participação e apresentar suas reivindicações ao poder público”, disse.