Transporte é prioridade na reunião dos prefeitos no Consórcio

O tema foi analisado sob duas vertentes: integração física e econômico-operacional

A segunda reunião do ano dos sete prefeitos da região no Consórcio Intermunicipal Grande ABC, realizada nesta segunda-feira (2), teve como pauta principal a discussão do transporte regional. Os comandantes municipais se debruçaram sobre a integração do transporte público nos oito municípios.

Como uma preparação para o encontro agendado para esta quarta-feira (4) entre o presidente do consórcio, José Auricchio Júnior (PTB) e o secretário estadual de transportes, o tema foi analisado sob duas vertentes: integração física e econômico-operacional. “A integração física é a questão do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), aproximação do metrô à divisa de São Caetano. A integração econômico-operacional é por meio do bilhete eletrônico, a qual terá de estar implementada em todo sistema”, disse Auricchio. “Nós queremos o ABC inserido o quanto antes nesse programa”, completou.

Segundo o chefe da entidade, todos os prefeitos são favoráveis à interligação do sistema. Uma das ferramentas para a conexão no aspecto econômico é o metro-pas, modelo de bilhetagem que está em andamento em São Paulo. Dos sete prefeitos do ABC, apenas o chefe do Executivo andreense, Aidan Ravin, não participou da reunião. O petebista enviou um representante.

Crise
Sobre a crise econômica, Auricchio afirmou que um documento contendo as deliberações discutidas no encontro entre os secretários de desenvolvimento econômico da região será divulgado nos próximos dias.

Porém, o presidente do Consórcio já antecipou os pilares do texto. “O credito é fundamental, pois ele não está chegando na ponta de consumo. E, em segundo, é o spread bancário, que é um fator que dificulta o crédito e a atividade industrial”.

Comitê da bacia
Durante o encontro os prefeitos discutiram também a eleição do presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê para o biênio 2009/2011. Por unanimidade, Luiz Marinho (São Bernardo) foi indicado para a disputa do posto. “O Consórcio terá um candidato, e ficou previamente acertado o nome do Marinho. Isso demanda agora uma articulação porque a eleição é em junho”, disse Auricchio, referindo-se ao apoio de outros prefeitos, uma vez que, Marinho concorre com outros comandantes municipais. A favor do petista, está o aval de Kassab, que já se comprometeu em interceder a favor do ABC no comitê.

Enchentes
Por indisponibilidade de agenda, a apresentação da atualização do Plano de combate às Enchentes que seria feito pela secretária estadual de Saneamento e Energia, Dilma Pena, foi transferida. “Ela cancelou a agenda na sexta (27). O ato ocorrerá ou neste mês de forma extraordinária ou na reunião do mês que vem”, explicou Auricchio.

Do Repórter Diário