Conselho da Cidade em São Bernado decidirá ocupação do solo
Participação social nas decisões sobre o uso e ocupação do solo, mobilidade urbana, habitação, meio ambiente e saneamento em São Bernardo.
Esse é o objetivo do recém implantado e inédito Conselho da Cidade, o ConCidade, que tem o Sindicato como membro. “Vamos deliberar sobre a revisão e aplicação do plano diretor, acompanhar sua execução, opinar sobre projetos e propor ações de integração regional”, descreve Carlos Alberto Gonçalves, o Krika, diretor executivo do Sindicato e membro órgão.
O Conselho tem 36 integrantes, sendo 18 representantes da Prefeitura e 18 da sociedade (sindicatos, universidades, movimentos populares, empresários e ambientalistas).
Cidade pra todos
Segundo Krika, o debate sobre a revisão do plano diretor será uma das mais importantes tarefas do novo ConCidade. Antes de chegar à votação na Câmara, a Prefeitura vai submeter à proposta para avaliação da sociedade.
“É o plano diretor que determina como o solo urbano será ocupado e define o uso de espaços da cidade para fins sociais, como urbanização, regulamentação fundiária e construção de moradias populares”, explica Krica.
“O debate é importante para evitar erros como a construção de moradias em locais impróprios, como foi o caso, por exemplo, do conjunto erguido ao lado da estamparia da Ford no governo passado”, compara o dirigente.
Da redação