copa do mundo – Os dois querem o primeiro título
Depois de 63 partidas disputadas em 29 dias, neste domingo, às 15h30, Holanda e Espanha vão disputar o troféu mais cobiçado do futebol mundial. Nenhum dos times foi campeão do mundo até hoje. A final é inédita.
Os holandeses decidiram o título por duas vezes, em 74 e 78.Perderam ambas. Os espanhóis disputam a primeira final na história, pois o máximo que conseguiram foi um 4º lugar, em 1950.
Invencibilidade laranja
Faz quase dois anos que a Holanda não perde uma partida. A última foi contra a Rússia, na Eurocopa, em 21 de junho de 2008.
A série invicta é reforçada pela campanha perfeita nas eliminatórias, 8 jogos e 8 vitórias, e na Copa, 6 jogos, 6 vitórias.
Apesar dos resultados positivos, o futebol não foi encantador.
O carrossel holandês da década de 70 se tornou um jogo pragmático, sem muito brilho em 2010.
A nova laranja, mais mecânica e menos carrossel, derrubou o Brasil de Dunga e o valente Uruguai.
A Fúria na final
Antes da Copa, a Espanha era considerada uma das favoritas ao troféu. O estatus foi adquirido graças à geração mais brilhante do país (Xavi, Villa, Puyol, Casillas, todos são destaques dos seus clubes), e ao título da Eurocopa em 2008.
A derrota contra a Suí-ça, por 1×0, no primeiro jogo do mundial, esfriou o favoritismo.
A caminhada espanhola virou uma luta para fugir da fama de pipoqueira eterna das Copas.
E, como o adversário, também não mostrou brilhantismo.
Os últimos três resultados foram vitórias magras, de 1×0. Nas partidas, o time sofre para fazer gols, tocando a bola em demasia.
Domingo o mundo vai saber qual delas será a mais nova campeã.