Educafro terá salas na sede

Curso no Sindicato prepara filhos dos trabalhadores e alunos de baixa renda para o vestibular.


Elizângela Marques, coordenadora do Núcleo na Sede do Sindicato

Novo curso vai funcionar no Sindicato

Neste segundo semestre passarão a funcionar salas do curso pré-vestibular da Educafro no Centro de Formação Celso Daniel, resultado da parceria entre o Sindicato e a entidade.

Os cursos da Educafro utilizam professores voluntários na preparação dos alunos para vestibulares públicos, bolsas de estudo, concursos e a prova do Enem, que dá acesso às
cotas das universidades federais e ao ProUni.

O núcleo Grande Otelo, que funciona há mais de dez anos em Diadema, já colocou na faculdade centenas de estudantes.

“Esses espaços são importantes para possibilitar que negros e pobres adquiram o conhecimento necessário para entrar numa faculdade ou universidade”, avaliou o coordenador da Comissão de Igualdade Racial, Cláudio Teixeira, o Zuza.

Ele destacou que um avanço foi a inclusão de aulas de cidadania na grade curricular do novo curso.

Reconhecimento
“Um sindicato cidadão como o dos metalúrgicos do ABC também tem missões importantes na área do conhecimento”, prosseguiu Zuza. “E essa missão é cumprida quando conseguimos que companheiros e companheiras da categoria e dos bairros busquem acesso ao sistema educacional”, comentou.

Ele afirmou que a Educafro teve papel decisivo na implantação das cotas nas universidades.

“Hoje, dos 700 mil estudantes que cursam faculdade com bolsas do ProUni, cerca de 400 mil são negros, resultado das políticas afirmativas do governo federal”, afirmou.

Para mostrar esse reconhecimento, o novo núcleo vai se chamar Luiz Inácio Lula da Silva.

Aulas serão aos sábados
A responsável pelo novo núcleo, Elizângela Marques, elogiou a parceria com o Sindicato. “Quanto mais desses cursos existirem, mais filhos de trabalhadores vão fazer nível superior”, disse.

As vagas são limitadas e a renda familiar é um dos critérios de seleção. As inscrições serão realizadas no dia 17 de julho, um sábado, das 8h às 10h e das 13h às 16h, na Sede do Sindicato. Os interessados devem levar RG e CPF.

As aulas serão aos sábados a partir do dia 24 de julho. Mais informações com Elizângela no 4127-6465 e Stella no 4335-0189.