Campeão de pedágios, SP reajusta cobrança nesta quinta-feira

Pedágio entre capital paulista e litoral vai ficar em R$ 18,50. Estado tem 227 praças de cobrança de pedágio

Os pedágios nas rodovias estaduais de São Paulo serão reajustados a partir de zero hora da quinta-feira (1º/7). O reajuste varia entre 4,18% e 5,22%, dependendo do período de assinatura dos contratos de concessão do governo do estado com as empresas concessionárias.

Rodovias em que os contratos de concessão começaram a vigorar entre 1998 e 2000, o reajuste aplicado será de 4,18%, baseado no Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M). As rodovias com contratos assinados entre 2008 e 2009, como o Rodoanel Mário Covas e o corredor Ayrton Senna-Carvalho Pinto, terão reajuste de 5,22%, segundo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

Com o reajuste, ir da capital paulista a Santos, cidade litorânea a 80 quilômetros de São Paulo, vai custar R$ 18,50, o pedágio mais caro do estado.

Viajar de carro de Presidente Prudente a São Paulo vai passar de R$ 125,80, ida e volta, para R$ 131,30 e o motorista vai encontrar 24 pedágios ao longo do caminho.

Uma viagem de São Paulo a Bauru, ida e volta, vai passar de R$ 87 para R$ 90,50. O motorista encontra 16 pedágios. De Piracicaba a São Paulo, a viagem de 158 quilômetros ficará em R$ 36,60. Caminhões e ônibus pagam valor diferenciado, que varia de acordo com o número de eixos.

Na data da correção, o Movimento Estadual contra os Pedágios Abusivos do Estado de São Paulo convoca um dia de luta, com protestos e mobilização.

Campeão
Segundo dados da Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias (ABCR), o estado de São Paulo tem mais pedágios que o restante do país. São Paulo tem 160 pontos de pedágio, sem contar as praças de cobrança nos dois sentidos, enquanto todos os outros estados somam 113 pedágios.

Se forem considerados todos os pontos de pedágio no estado de São Paulo, inclusive os que realizam cobrança bidirecional (ida e volta) o número sobe para 227 praças de pedagiamento.

Nos últimos 12 anos, desde que teve início a privatização das rodovias de São Paulo, 112 novos pedágios foram instalados. Isso equivale a uma praça nova a cada 40 dias.

Da Rede Brasil Atual