1º de Maio – Solidário e pelo trabalho decente

O 1º de Maio tem um enorme significado histórico. É a data em que trabalhadores de todo o planeta ocupam ruas e praças para exigir um mundo melhor, com emprego e justiça social.

Assim será também no ABC, no ato de São Bernardo. “Nosso desafio é ocupar completamente o Paço e levantarmos nossas bandeiras”, convoca Sérgio Nobre, presidente do Sindicato.

Segundo ele, entre as bandeiras de luta do ato está o início da mobilização em defesa do projeto dos trabalhadores para as eleições presidenciais deste ano.

“Vamos apresentar a plataforma da CUT, um conjunto de propostas por mais e melhores empregos, inclusão social, participação, 40 horas semanais e por trabalho decente”, resumiu.

Outra ação será a arrecadação de alimentos para o Rio de Janeiro (veja na página 3).

Vida melhor – O Dia do Trabalhador foi criado para homenagear operários assassinados por participar de greve realizada em 1886 nos Estados Unidos, quando lutavam pela redução da jornada para 13 horas diárias.

Eles trabalhavam até 18 horas por dia em ambientes insalubres e proibidos de parar o serviço até para beber água ou ir ao banheiro.

Essas eram as condições de trabalho da época. “Hoje nossas condições são melhores porque ao longo da história lutamos por elas”, prosseguiu Sérgio Nobre.

“Por isso, temos obrigação de dar continuidade nesta batalha por uma vida melhor. O 1º de Maio é um dia para renovarmos nosso sonho de uma sociedade mais justa e igual”, finalizou o presidente do Sindicato.