Reunião debate CSE na ZF Sachs

Antiga reivindicação dos trabalhadores na empresa em São Bernardo, a regulamentação do Comitê Sindical será discutida em encontro, hoje.


Sindicalistas entregaram pauta à direção nacional e mundial da empresa

O Sindicato começa a negociar hoje com a ZF Sachs, de São Bernardo, pauta de reivindicações que tem a regularização do Comitê Sindical como o ponto mais importante.

Um primeiro passo para a reivindicação tornar-se realidade foi dado no início de fevereiro.

Na ocasião, o secretário de Relações Internacionais da Confederação Nacional dos Metalúrgicos
(CNM) da CUT, Valter Sanches, e dirigentes sindicais das plantas de Sorocaba e Belo Horizonte trataram do assunto em reunião com o vice-presidente mundial de Recursos Humanos do grupo, Thomas Sigi, o presidente da empresa no Brasil, Wilson Bricio, e dois diretores de RH.

Na pauta constou a necessidade de se aprimorar as relações entre empresa e sindicatos no Brasil. “Ele (Sigi) demonstrou interesse para que essa relação seja respeitosa e tenha como princípio a negociação. Essa é a maneira como eles atuam na matriz da multinacional, na Alemanha, e que a empresa deseja repetir em todas as suas unidades no mundo”, prosseguiu
Sanches.

Transparência
A CNM-CUT e os sindicatos entendem que o primeiro passo para uma negociação transparente e
produtiva é a regulamentação da representação sindical.

“Na Alemanha é assim que funciona. Os trabalhadores podem se reunir nas próprias plantas para discutir os problemas e propor soluções e melhorias”, afirmou Sanches.

Na pauta de reivindicação aprovada em fevereiro constam outras três reivindicações. O pessoal
quer transporte fretado para os companheiros no turno 6 x 2, melhorias no convênio médico e que o plano de cargos e salários funcione com regras claras, transparência e justiça.