Trabalhador na Dana conquista plano de cargos e salários

Assembleia aprovou política salarial que já garantiu reajustes de 15% em fevereiro e entre 10% e 12% em março.

Plano aprovado garante aumento de salários


Segundo Caramujo, acordo fortalece organização

Em clima de conquista, os companheiros e companheiras na Dana (antiga Nakata), de Diadema, aprovaram ontem, em assembleia, proposta de Plano de Cargos e Salários (PCS) que já está garantindo aumentos desde o mês passado.

A conquista coloca fim a um problema sério de distorções salariais que ocorre há muitos anos, segundo José Inácio Araújo, o Caramujo, do Comitê Sindical. “Agora, o companheiro entra na fábrica e sabe quando será promovido”, enfatiza.

Serão cinco anos para o trabalhador atravessar todos os níveis salariais do PCS e chegar ao teto da função.Para os que já estão trabalhando, as promoções vão ocorrer no decorrer deste ano, no mês de aniversário de cada um.

Conquista – “Os que fizeram aniversário em fevereiro tiveram um reajuste médio de 15%; os de março terão entre 10% e 12%”, explica, adiantando que esses reajustes nunca serão menores que 6%.

O plano favorece cerca de 400 metalúrgicos ligados diretamente à produção, dos 540 de toda a fábrica.

“É uma conquista enorme. Ela fortalece a nossa organização porque aumenta confiança da companheirada na representação sindical”, conclui Caramujo.