Dilma sobe 6 pontos e empata com Serra


A ministra já está em primeiro lugar na pesquisa espontânea

A ministra Dilma Rousseff, pré-candidata do PT à Presidência da República, continua subindo nas pesquisas de intenção de voto e já divide a liderança com o tucano José Serra, que praticamente estagnou em relação aos últimos levantamentos.

Pesquisa CNT/Sensus, divulgada ontem, mostra que Dilma cresceu mais de cinco pontos percentuais nos dois cenários testados. O governador de São Paulo ainda lidera nas pesquisas estimuladas (onde são apresentados os nomes dos candidatos), mas a margem entre os dois diminuiu. Ela já passou o governador na pesquisa espontânea (onde o eleitor confessa a disposição do voto).

Números – No primeiro cenário, Serra cresceu de 31,8%, em novembro de 2009, para 33,2% em janeiro deste ano; Dilma subiu de 21,7% para 27,8%; Ciro Gomes (PSB), caiu de 17,5% para 11,9%; e Marina Silva (PV) subiu de 5,9% para 6,8%. Como a margem de erro está em 3%, os dois primeiros estão tecnicamente empatados.

Na pesquisa espontânea, o presidente Lula – que não pode se candidatar – registra 18,7%; logo depois, pela primeira vez, vem Dilma, com 9,5%, acompanhada de Serra, com 9,3%.

Lula sobe – A avaliação positiva do presidente Lula subiu de 78,9% em novembro de 2009 para 81,7% em janeiro deste ano, de acordo com a mesma pesquisa.