Mais vendas e menos produção em 2009

As vendas da indústria automobilística foram 11% maiores no ano passado em relação a 2008. Já a produção teve queda de 1% na mesma comparação.

Foram emplacadas 3,14 milhões de unidades, terceiro recorde anual consecutivo. O volume era esperado após os benefícios concedidos pelo governo como a redução do IPI e o incentivo ao crédito.

O recorde de vendas do setor automotivo foi batido em setembro (308,7 mil unidades) devido à corrida dos consumidores às concessionárias para aproveitar o último mês antes da elevação gradual do IPI, que voltaria ao patamar original até janeiro.

No final de novembro, no entanto, o governo federal anunciou a manutenção das alíquotas mais baixas do imposto apenas para carros flex, até março de 2010.

Produção
As montadoras produziram 3,18 milhões de veículos no País, o que inclui automóveis, comerciais leves, ônibus e caminhões. Em 2008, foram 3,22 milhões.

Segundo a Anfavea (sindicato das montadoras), a redução ocorreu por causa na queda das exportações, afetadas pela crise econômica mundial.

As vendas externas do setor tiveram diminuição de 35,3% sobre 2008.