Última chance para evitar aquecimento do planeta


Participação dos Estados Unidos em acordo é fundamental para o sucesso da Conferência

A Conferência sobre o Clima foi aberta segunda-feira em Copenhague (Dinamarca) num clima otimista sobre a possibilidade de haver um acordo entre os países que tenha efeitos legais sobre a redução da emissão de gases que causam o efeito estufa e promovem o aquecimento do planeta.

A conferência se estenderá até o dia 18 deste mês reunindo 110 chefes de Estado e presidentes, além de milhares de pes-soas nas delegações oficiais, representantes de entidades ambientais, empresários e jornalistas.

A expectativa é saber se os Estados Unidos estão dispostos a participar do acordo, assumindo compromisso legal que permita pressão política e social para garantir sua concretização.

Temperatura
Em relação às mudanças climáticas, o fracasso ou sucesso da Conferência será saber dos países ricos qual a porcentagem de redução da emissão de carbono que eles se comprometem a realizar.

O principal item nessa discussão é a proposta da ONU de impor aos países ricos uma redução de 20% a 45% nas emissões de gases do efeito estufa até 2020, o necessário para impedir que a temperatura da Terra suba mais do que dois graus Celsius.